Dinâmica das Populações Humanas

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01002122
Área Científica
Antropologia Biológica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método Expositivo; Visita a arquivos históricos para consulta de dados vitais; Consulta de bases de dados populacionais disponíveis online e desenvolvimento de um trabalho de campo.  

Resultados de Aprendizagem

Os principais objectivos são: i) fornecer conhecimento introdutório sobre as diferentes abordagens ao estudo da dinâmica das populações humanas ao longo do tempo; e ii) salientar a importância da relação existente entre a sociedade humana e o ambiente natural e construído formando um grande sistema aberto e complexo.

Estágio(s)

Não

Programa

Era dos Humanos: Antropoceno: Perspectivas histórica-conceptual; Relação entre primeiras linhagens humanas, inovação tecnológica períodos de variação climática na África Oriental; História da relação entre humanos e ambiente e, geografia; Ecologia cultural: entendimento actual da relação entre humanos e ambiente.

Dinâmica das populações humanas. Crescimento da população: análise quantitativa; Determinantes da alteração demográfica; Urbanização e Megacidades; Crescimento da população mundial; Consequências da alteração demográfica; Tendências globais de convergência demográfica e longevidade;

População humana na 2ª metade do século XXI: Conceito de escala e dimensões humanas da mudança global; Dinâmica das populações humanas nas regiões com maior biodiversidade; Tendências demográficas globais; Futuro das emissões de carbono;

Bases de dados demográficos: Arquivos históricos; Bases de dados Online  e de dados demográficos da população Portuguesa: PORDATA e INE; Métodos de investigação. 

Docente(s) responsável(eis)

Maria Manuela Pratas Alvarez

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Exame: 75.0%

Bibliografia

Hedrick, P. W. (2005). Genetics of Populations. Jones and Bartlett Publishers (Massachusetts, USA).

Jobling, M.; Hurles, M.; Tyler-Smith, C. (2004). Human Evolutionary Genetics. Garland Publishing (New York, USA).

Strachan, T. e Read, A. P., 2004 - Human Molecular Genetics. Garland Science. (New York, USA).