Investigação Científica, Património e Museus
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2022-2023
02026446
História
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino é teórico-prática, com exposição e discussão dos temas utilizando material audiovisual com apresentação de estudos de caso, entre outros. Fomenta-se o debate no sentido de estimular a discussão de um modo reflexivo e crítico. A componente prática vai ser desenvolvida em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, onde a docente desenvolve a sua atividade profissional na área da Museus, em que cada aluno irá completar o projeto que visa promover um objeto ou uma coleção do museu, e que vai constituir o seu trabalho de avaliação final.
Resultados de Aprendizagem
Enquadramento histórico: confrontar o património de um museu com a História (instituição, país, região).
O património de um museu.
O caso dos museus da ciência: hoje vocacionados para a investigação científica e para atividades de extensão cultural, têm um património científico e histórico que deve ser analisado do ponto de vista da história da ciência e da técnica, e confrontado com a evolução política e cultural. As coleções científicas são parte de um património material e imaterial, da maior importância para a investigação científica, atravessando quase todas as áreas da ciência e de valor incalculável para as ciências sociais.
Examinar e questionar pressupostos e práticas científicas que se relacionam com o património de um museu.
No caso de um museu de ciência, examinar e questionar a prática museológica, baseada num espólio científico-cultural, que é resultado em grande parte de expedições científicas, que serão identificadas e enquadradas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Enquadramento histórico e cultural do património de um museu.
Examinar e questionar pressupostos e práticas que se relacionam com o património de um museu.
O património de um museu: sua organização, sua inventariação, sua preservação, seu estudo e sua valorização.
Museus da ciência: o património científico e sua relação com a história da ciência e da técnica e a evolução política e cultural.
No caso de um museu de ciência, estudar o espólio científico-cultural que resulta de expedições científicas, que serão identificadas e enquadradas.
Docente(s) responsável(eis)
Carlota Isabel Leitão Pires Simões
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 5.0%
Trabalho de síntese: 5.0%
Mini Testes: 10.0%
Projecto: 80.0%
Bibliografia
FALK, John H. & DIERKING, Lynn D. Learning from Museums: Visitor Experiences and the Making of Meaning, AltaMira Press, 2000.
Fiolhais, C.; Simões, C & Ruivo, D. M. (ed.), História da Ciência na Universidade de Coimbra, 1772-1933 - 2013
Lourenço, M. C. & Ana Carneiro, A. (eds.), Spaces, Collections and Archives in the History of Science: The Laboratorio Chimico Ouverture, (Lisboa: Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, 2009).
Lourenço, M. C., "Where past, present and future knowledge meet: An overview of university museums and collections in Europe", in C. Cilli, G. Malerba, G. Giacobini, Il Patrimonio della Scienza. Le collezioni di interesse storico, (Torino: AMNS, 2008), pp. 321-329.
S. W. de Clercq, Marta C. Lourenço, "A globe is just another tool: understanding the role of objects in university collections", ICOM Study Series 11 (2003), 4-6.
MENDES, José Amado, Estudos do Património, Museus e Educação, Imprensa da Universidade, Coimbra, 2009.