Gestão e Programação

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02026407
Área Científica
Gestão e Programação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de inglês.

Métodos de Ensino

O ensino é teórico prático, com elaboração de papers e de projecto submetido a relatórios regulares de desenvolvimento.

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver a capacidade analítica em relação ao tecido cultural existente;

2. Detetar oportunidades de desenvolvimento de projetos;

3. Construir metodologias de estruturação e implementação de projetos culturais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O que são bens culturais? Qual a especificidade dos bens culturais face a outras tipologias de bens.

2. Público e privado: o nascimento das noções de arte e cultura na afirmação do moderno. As instituições para a distribuição cultural: os museus e o seu surgimento no século XVIII.

3. As roturas modernistas e o surgimento das especializações culturais. O paradigma de Max Weber. Consequências para a relação entre criação cultural, vanguardas e mediação cultural.

4. A dicotomia entre especificidade e globalidade:  como entender o local em redes comunicacionais. A criação de projetos culturais transversais.

Estudos de caso.

5. Os públicos da cultura: noções de segmentação. A especificidade da relação entre os serviços culturais e os seus públicos. A questão educacional.

6. A construção de um projeto cultural: estrutura e faseamento. Avaliação

7. A especificidade dos projetos culturais: questões éticas, políticas e sociais.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Paula Abreu Pereira da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

La Gestión del Patrimonio Cultural: La Transmisión de un Legado. Valladolid, La Fundación del Patrimonio Histórico de Castilla y León, 2002.

Becker, Howard, Art Worlds. Berkeley, University of California Press, 2002.


Bourdieu, Pierre, The Field of Cultural Production. Nova Iorque, Columbia University Press, 1993.


Jeffri, Joan, Arts Money. Minneapolis, University of Minesota Press, 1989.

Belting, Hans e Buddensieg, Andrea (ed), The Global Art World: Audiences, Markets and Museums. Ostfildern, Hatje Cantz, 2009.