Gestão e Programação
1
2019-2020
02026407
Gestão e Programação
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de inglês.
Métodos de Ensino
O ensino é teórico prático, com elaboração de papers e de projecto submetido a relatórios regulares de desenvolvimento.
Resultados de Aprendizagem
1. Desenvolver a capacidade analítica em relação ao tecido cultural existente;
2. Detetar oportunidades de desenvolvimento de projetos;
3. Construir metodologias de estruturação e implementação de projetos culturais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O que são bens culturais? Qual a especificidade dos bens culturais face a outras tipologias de bens.
2. Público e privado: o nascimento das noções de arte e cultura na afirmação do moderno. As instituições para a distribuição cultural: os museus e o seu surgimento no século XVIII.
3. As roturas modernistas e o surgimento das especializações culturais. O paradigma de Max Weber. Consequências para a relação entre criação cultural, vanguardas e mediação cultural.
4. A dicotomia entre especificidade e globalidade: como entender o local em redes comunicacionais. A criação de projetos culturais transversais.
Estudos de caso.
5. Os públicos da cultura: noções de segmentação. A especificidade da relação entre os serviços culturais e os seus públicos. A questão educacional.
6. A construção de um projeto cultural: estrutura e faseamento. Avaliação
7. A especificidade dos projetos culturais: questões éticas, políticas e sociais.
Docente(s) responsável(eis)
Claudino Cristovão Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 100.0%
Bibliografia
La Gestión del Patrimonio Cultural: La Transmisión de un Legado. Valladolid, La Fundación del Patrimonio Histórico de Castilla y León, 2002.
Becker, Howard, Art Worlds. Berkeley, University of California Press, 2002.
Bourdieu, Pierre, The Field of Cultural Production. Nova Iorque, Columbia University Press, 1993.
Jeffri, Joan, Arts Money. Minneapolis, University of Minesota Press, 1989.
Belting, Hans e Buddensieg, Andrea (ed), The Global Art World: Audiences, Markets and Museums. Ostfildern, Hatje Cantz, 2009.