Discurso Expositivo

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02026392
Área Científica
Museologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino utiliza três formatos de seminário: sessões teóricas (4), sessões teóricas seguidas de uma actividade de grupo (6) e visitas a museus locais (3). As sessões teóricas incluem a apresentação dos temas através de casos de estudo e de exemplos usando um data show, seguidas de discussão dos aspectos apresentados. Para as actividades de grupo os estudantes são divididos em grupos de três a cinco em que discutem um aspecto do tema principal da sessão, no final um porta-voz apresenta as conclusões a todos. Avaliação contínua, a final inclui preparação dum trabalho escrito.

Resultados de Aprendizagem

Entender o âmbito da comunicação no Museu.Situar a posição do Museu entre os mass media. Conhecer a evolução do conceito de comunicação na história dos Museus

Desenvolver o enquadramento expositivo dos objectos e colecções.Conhecer as ferramentas da comunicação na exposição. Explorar conceitos sobre os dispositivos de comunicação

Aflorar a área da avaliação e investigação dos públicos no Museu nas fases do projecto de comunicação. Compreender os níveis comunicacionais, internos e externos no Museu

Explorar o conhecimento das teorias da comunicação e da aprendizagem como instrumentos para a construção expositiva. Conhecer o envolvimento da educação neste processo

Compreender a importância da acessibilidade total e a função de regenerador social do Museu. Perceber as atribuições do marketing no processo de comunicação do Museu

Desenvolver estratégias de gestão do projecto expositivo tendo em conta os aspectos de conservação dos objectos e as características dos diferentes público.

Estágio(s)

Não

Programa

Comunicação, Média e Museus – A teoria da comunicação no Museu. O Museu como meio de comunicação de massa. Historiografia e evolução da comunicação.

Comunicação através da Exposição – As colecções e os objectos na exposição, inovação no século XX. O guião, conteúdos e formatos expositivos, o design e o grafismo. Análise e reflexão sobre dispositivos de comunicação.

Avaliação no Museu – Introdução ao estudo dos visitantes no Museu. Teorias de avaliação e metodologias. Modelos de planificação de avaliação tendo em conta a comunicação.

Comunicação e Recursos Educativos – Teorias da comunicação e da aprendizagem. Interacção com a programação educativa, o envolvimento da educação.

Museus, Marketing e Inclusão – Conceitos de exclusão, inclusão e acessibilidade total. O Museu como agente de regeneração social. Marketing e comunicação.

Gestão do Projecto Expositivo – O processo expositivo, do guião à avaliação sumativa. Modelos de abordagem ao discurso expositivo, a conservação dos objectos.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Júlio Enrech Casaleiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Projecto: 20.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 20.0%

Bibliografia

CASTELLS, Manuel, The Information Age: Economy, Society and Culture, Blackwell, Oxford, 1999.

FALK, John H. & DIERKING, Lynn D., The Museum Experience, Whalesback Books, Washington D.C., 1992.

ICOM, Runing a Museum, A Practical Handbook, 2004

KNELL, Simon (Ed.), Museums in the Material World, Leicester Readers in Museum Studies, Routledge, London, 2007.

MACDONALD, Sharon (ed.) The Politics of Display, Routledge, London, 1998.

MESTRE, Joan Santacana & ANTOLÍ, Núria Serrat (eds.), Museografia Didáctica, Editorial Ariel, Barcelona, 2005.

MILES, R. S. (ed.), The Design of Educational Exhibits, Allen and Unwin International, Winchester, Massachusetts, 1982.

SANTOS, Eloísa Pérez, Estudio de Visitantes en Museos, Metodologia y Aplicaciones, Ediciones Trea, Gijón, 2000.

TILDEN, Freeman, Interpreting our Heritage, , The University of North Carolina Press, 1957.