Estágio Programado e Orientado

Ano
6
Ano lectivo
2022-2023
Código
02026336
Área Científica
Estágio Programado e Orientado
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
50.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Ter completado com aprovação todas as Unidades Curriculares dos 5 primeiros anos do Mestrado Integrado em Medicina.

Métodos de Ensino

Ensino Tutorial, Aulas Teórico-Práticas, PBL (Problem Based Learning), apresentação e discussão de casos clínicos, treino no desempenho de técnicas e competências básicas da prática médico-cirúrgica, registados em caderneta individual. Aprendizagem auto-dirigida, visitas domiciliárias, actividade tutorial/artigo de opinião, simulação biomédica.

Resultados de Aprendizagem

Aprofundamento da capacidade de comunicação com os doentes, familiares e acompanhantes e com os diferentes profissionais da saúde;

Aperfeiçoamento e desenvolvimento da capacidade de observação de doentes, no sentido de estabelecer o diagnóstico e o prognóstico;

Aprendizagem da utilização de exames auxiliares de diagnóstico, reconhecendo quando e quais devem ser solicitados e adquirindo treino da realização de alguns actos acessíveis à prática clínica corrente;

Aquisição de capacidade de decisão terapêutica, incluindo a prática de actos terapêuticos relevantes para a clínica, incluindo a urgência;

Treino no acompanhamento da evolução dos doentes, de eventuais intercorrências, com a consequente tomada de novas decisões quanto ao diagnóstico, à terapêutica e ao prognóstico.

Compreensão do exercício da Especialidade de Saúde Pública e das suas funções. Compreensão das funções da Autoridade de Saúde. 

Estágio(s)

Sim

Programa

Observação e acompanhamento de doentes que ilustrem situações clínico-patológicas frequentes, em que se pretende exercitar o diagnóstico diferencial e o tratamento das patologias mais comuns, num ensino por aquisição de competências, ocorrendo nos diferentes cenários de: - Enfermaria de Medicina Interna, Cirurgia, Psiquiatria, Obstetrícia, Pediatria e Unidades de Saúde Familiar. Treino em Simulação. Discussão e abordagem estruturada dos quadros nosológicos mais frequentes nas diferentes áreas componentes da Unidade Curricular. Apresentação pelos alunos e discussão interactiva de casos clínicos seleccionados dentre aqueles que acompanham nas enfermarias e/ou nas consultas, preparados com o auxílio dos tutores (PBL). Introdução à Carreira Médica de Saúde Pública, organização dos seus Serviços e suas funções; princípios de Saúde Ocupacional e de Medicina do Trabalho. Acompanhar prática médica tutorizada e gestão clínica da consulta em MGF.

Docente(s) responsável(eis)

Armando Simões Pereira Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 30.0%
Outra: 70.0%

Bibliografia

Principais tratados da especialidade nacionais e internacionais; consulta de artigos de revisão publicados nas revistas de especialidade; monografias temáticas produzidas na FMUC e/ou outras publicadas ou editadas; conteúdos e demonstrações em suporte digital (ficheiros multimédia de ensino em vídeo e/ou áudio), produzidos ou recomendados pelos docentes.

Esta informação está detalhada nas fichas individuais dos Estágios Parcelares componentes da Unidade Curricular,  disponíveis no sistema informático da Universidade (em Material de Apoio).