Pediatria II

Ano
5
Ano lectivo
2021-2022
Código
02026319
Área Científica
Especialidades Clínicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os adquiridos na Pediatria I que  versa conteúdos programáticos relacionados com o contexto teórico de enquadramento dos cuidados de saude pediatricos e seus indicadores, passando pela área da neonatalogia, do crescimento, da alimentação, do neurodesenvolviemnto e comportamento, da vacinação e das doenças e situações clinicas correntes em pediatria.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas - duas horas semanais, obrigatória a presença em 80%, onde são abordados todos os conteúdos programáticos.

Aulas práticas - três horas semanais, registo de presença,  lecionadas em grupos de 19 a 20 alunos. Cada turma é acompanhada sempre pelo mesmo docente. Estas aulas são orientadas essencialmente para o domínio da aquisição de aptidões e atitudes indispensáveis à realização de uma consulta de saúde infantil. A sequência dos conteúdos das aulas práticas, sempre que possível seguirá o das teóricas. São utilizadas as diferentes técnicas pedagógicas de ensino em “pequenosgrupos”

Resultados de Aprendizagem

Em termos genéricos, a aprendizagem da Pediatria II pretende apetrechar os alunos de competências que vão sedimentar as já adquiridas na Pediatria I, e juntar outras relacionadas especificamente com doenças e outras situações clinicas que mais frequentemente afligem o bem estar da população pediátrica. No futuro, como médicos generalistas, têm que ser capazes de zelar pela saúde da população dos 0 aos 18 anos a nível dos cuidados primários. Para isso têm que saber: 1-realizar as consultas de vigilância de saúde infantil; 2-resolver as situações mais frequentes da clínica pediátrica; 3-referenciar atempadamente os problemas que devem ser orientados para serviços de pediatria hospitalares ou outros;4-seguir em conjunto com as equipas hospitalares, as crianças com patologias crónicas mais frequentes, ou em convalescença e integrá-las nos sistemas de apoio da comunidade.

Estágio(s)

Não

Programa

Diarreia crónica. Obstipação, encoprese e enurese.Problemas cirúrgicos frequentes.  Problemas ortopédicos frequentes, variantes do normal. Problemas dermatológicos mais comuns em Pediatria. Infeção urinária.Infeção da pele e dos tecidos moles. Bacteriémia e sépsis. Meningite e meningoencefalite. Edemas. Doença renal mais comum. Doença cardíaca mais comum. Poliúria e polidipsia.Púrpuras. Anemia. Doença neoplásica.Cefaleias.Convulsões e outros fenómenos críticos.

Síndromes epiléticos mais comuns. Quando suspeitar de doença metabólica. A genética em Pediatria. A criança submetida a transplante de órgãos. Acidentes. Intoxicações e comportamento aditivo.

Criança maltratada. Medicamentos mais utilizados em Pediatria e iatrogenia. O laboratório em Pediatria.

Suporte básico de vida e noções  de suporte avançado de vida em Pediatria. Discussão regular de casos clínicos em cenários.

Docente(s) responsável(eis)

Guiomar Gonçalves Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Avaliação prática contínua: 50.0%

Bibliografia

01 - Lições de Pediatria, Prof. Doutor Carmona da Mota, ed. Serviço de Textos da Universidade, 2002.

02 - Vulliamy's The newborn children, Peter GB Johnston, 7th ed. Churchill Livingstone, 1994.

03 - The newborn child, Peter G.B. Johnston, Kirstie Flood, Karen Spinks, 9th ed. Elsevier Health Sciences, 2002.

04- Illustrated Textbook of Paediatrics, Lissauer T, Clayden G, 4th ed. Elsevier Health Sciences, 2011.

05 - Essential Paediatrics. Hull D, Johnston D. Churchill Livingstone, Edimburgh.

06 - Nelson Textbook of Pediatrics. Wb Saunders Company, Philadelphia, 2007.

07- Current Diagnosis and Treatment Pediatrics, Deterding R,18th edition. McGraw Hill, 2007.

08- Tratado de Clínica Pediátrica, Editor Coordenador J.M. Videira Amaral, 2008.

09 - Orientação diagnóstica em pediatria: dos sinais e sintomas ao diagnóstico referencial, Coord. Palminha  J. Martins, Carrilho E. Lidel, 2002-2003.

10 - Aulas teóricas.