Pediatria I
5
2016-2017
02026308
Especialidades Clínicas
Português
Presencial
Semestral
4.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os alunos devem ter por base um conhecimento sólido tanto na teoria fundamental como na prática médica. São indispensáveis os conhecimentos abrangentes e integrados que adquiriram nas ciências básicas biomédicas (anatomia, bioquímica, fisiologia, biologia celular e molecular, genética, microbiologia, imunologia, patologia, farmacologia e terapêutica geral de entre outras), nas ciências sociais e comportamentais (psicologia médica, sociologia, bioestatística, epidemiologia, medicina comunitária e higiene e saúde pública), nas aptidões clínicas gerais (patologia médica, patologia cirurgia, neurologia, psiquiatria, ginecologia e obstetrícia de entre outras) e na capacidade de comunicação e ética médica.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas - duas horas semanais, obrigatória a presença em 80%, onde são abordados todos os conteúdos programáticos.
Aulas práticas - três horas semanais, registo de presença, lecionadas em grupos de 19 a 20 alunos. Cada turma é acompanhada sempre pelo mesmo docente. Estas aulas são orientadas essencialmente para o domínio da aquisição de aptidões e atitudes indispensáveis à realização de uma consulta de saúde infantil. A sequência dos conteúdos das aulas práticas, sempre que possível seguirá o das teóricas. São utilizadas as diferentes técnicas pedagógicas de ensino em “pequenosgrupos”
Resultados de Aprendizagem
Em termos genéricos, a aprendizagem da Pediatria I pretende munir os alunos das competências que no futuro lhe permitam, como médicos generalistas, zelar pela saúde da população dos 0 aos 18 anos nos cuidados primários. Para isso têm que saber:
1- realizar as consultas de vigilância de saúde infantil;
2- resolver as situações mais frequentes da clínica pediátrica;
3- referenciar atempadamente os problemas que devem ser orientados para serviços de pediatria hospitalares ou outros.
Estágio(s)
NãoPrograma
História Clínica e consulta em Pediatria. Neonatalogia. Alimentação e suplementos. Crescimento. Neurodesenvolvimento e comportamento. O sono em idade pediátrica. Atendimento ao adolescente. Desenvolvimento bio-psico-social na adolescência. Consultas de vigilância de saúde infantil e juvenil: Mensagens chave em idades chave. Vacinas. Criança com febre. Criança com exantema.Patologia respiratória alta (Rinofaringite, amigdalite, otite, sinusite, laringite …).
Patologia respiratória baixa (bronquiolite, sibilância recorrente e aspiração corpo estranho).Patologia respiratória baixa (broncopneumonia e pneumonia).Doença alérgica respiratória. Doença alérgica alimentar e medicamentosa. Vómitos.
Dor abdominal. Diarreia aguda/gastrenterite.Causas cirúrgicas de dor abdominal.
Docente(s) responsável(eis)
Guiomar Gonçalves Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação prática contínua: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
01 - Lições de Pediatria, Prof. Doutor Carmona da Mota, ed. Serviço de Textos da Universidade, 2002.
02 - Vulliamy's The newborn children, Peter GB Johnston, 7th ed. Churchill Livingstone, 1994.
03 - The newborn child, Peter G.B. Johnston, Kirstie Flood, Karen Spinks, 9th ed. Elsevier Health Sciences, 2002.
04- Illustrated Textbook of Paediatrics, Lissauer T, Clayden G, 4th ed. Elsevier Health Sciences, 2011.
05 - Essential Paediatrics. Hull D, Johnston D. Churchill Livingstone, Edimburgh.
06 - Nelson Textbook of Pediatrics. Wb Saunders Company, Philadelphia, 2007.
07- Current Diagnosis and Treatment Pediatrics, Deterding R,18th edition. McGraw Hill, 2007.
08- Tratado de Clínica Pediátrica, Editor Coordenador J.M. Videira Amaral, 2008.
09 - Orientação diagnóstica em pediatria: dos sinais e sintomas ao diagnóstico referencial, Coord. Palminha J. Martins, Carrilho E. Lidel, 2002-2003.
10 - Aulas teóricas.