Medicina Legal e Forense e Direito Médico

Ano
4
Ano lectivo
2021-2022
Código
02026237
Área Científica
Especialidades Clínicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Antes de iniciar esta unidade, os alunos devem possuir os seguintes conhecimentos base:

- Introdução à Medicina

- Introdução à Investigação Científica

- Conhecimentos médicos básicos e de especialidade  (Fisiologia, Fisiopatologia, Anatomia Patológica, Clínica Médica, etc.).

- Tecnologias de Informação

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, aulas práticas (envolvendo assistência a perícias médico-legais e análise de casos), Seminários e elaboraçãod e monografia sobre tema à escolha. É ainda obrigatória a assistência a autópsias, num total de cerca de seis horas por aluno.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Medicina Legal visa proporcionar ao futuro profissional os conhecimentos básicos que qualquer médico deve possuir no sentido de, no decurso do seu exercício profissional, saber identificar e orientar situações com eventual relevância médico-legal (situações de maus-tratos, abusos, agressões, simulações, etc.), bem como adotar os procedimentos necessários para uma correta articulação da medicina com o sistema judicial e forense, nomeadamente: em termos de identificação, colheita, acondicionamento e preservação de eventuais evidências e amostras; obtenção de elementos que permitam fundamentar posteriormente os diagnósticos e avaliações periciais; aconselhamento e orientação dos seus doentes relativamente aos deveres e direitos que lhes assistem do ponto de vista judicial e da necessidade de adoção permanente de uma postura de prudência, objetividade, rigor e imparcialidade

Estágio(s)

Não

Programa

Aspectos gerais (6 horas); Tanatologia (6 horas); Patologia forense (10 horas); Clínica forense (14 horas); Genética forense (6 horas); Toxicologia forense (6 horas); Medicina Legal e outras áreas forenses (6 horas); Direito Médico (10 horas)

 

Docente(s) responsável(eis)

Duarte Nuno Pessoa Vieira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 2.5%
Trabalho de investigação: 7.5%
Exame: 90.0%

Bibliografia

- Payne-James, J; Byard, R.W; Corey, T.; Henderson, C. (Eds): Encyclopedia of Forensic and Legal Medicine. Amsterdam,  Elsevier, 2005.

- Saukko, P.; Knight, B.:  Knight’Forensic Pathology, 3rd ed., London, Arnold, 2004

- Siegel, J.; Saukko, P.; Knupfer, G. (Eds): Encyclopedia of Forensic Sciences. San Diego, Academic Press, 2000.