Otorrinolaringologia

Ano
4
Ano lectivo
2015-2016
Código
02026209
Área Científica
Especialidades Clínicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Apesar de se tratar de uma Especialidade com exigências específicas para a observação dos doentes, existe um conjunto de pré-requisitos que se supõem adquiridos mas que deverão estar em permanente aperfeiçoamento:

— Conhecimentos de inglês e, acessoriamente, de espanhol ou francês — necessários para aceder à bibliografia recomendada;

— Conhecimentos de informática — necessários para a realização de trabalhos e sua apresentação;

— Conhecimentos de biomatemática e de biofísica — essenciais para a compreensão de fenómenos fisiopatológicos e para a análise de exames complementares de diagnóstico;

— Conhecimentos de anátomo-fisiológia — necessários para compreender os sistemas auditivo, naso-sinusal e faringo-esófago-laríngeo em si e nas suas relações com a restante cabeça e pescoço e, mais genericamente, com o todo anátomo-funcional;

— Conhecimentos de semiologia — necessários para a correcta colheita da história clínica;

— Profissionalismo — princípios éticos e deontológicos fundamentais

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas:

As aulas teóricas visam uma sistematização das matérias da Cadeira e a sua integração nos domínios mais vastos da Medicina e da prática clínica.

Aulas Práticas:

As aulas práticas decorrerão, de acordo com as matérias a leccionar e com as disponibilidades da Clínica Universitária de Otorrinolaringologia, nos vários departamentos:

- Na Consulta Externa;

- Na Urgência da Especialidade;

- Na Enfermaria;

- No Bloco Operatório;

- No Departamento de Exames Complementares — a realizar no bloco de Celas com a oportunidade de conhecer todos os métodos complementares de diagnóstico.

Resultados de Aprendizagem

O aluno no final desta disciplina deve ser capaz de:

1. Saber colher uma história clínica com as especificidades da Especialidade mas devidamente integrada no esquema de uma história clínica sistémica;

2. Conseguir utilizar os instrumentos básicos de observação em otorrinolaringologia, particularmente o otoscópio e os diapasões de acumetria e, acessoriamente, o espelho frontal, o microscópio e o instrumental de observação dos vários domínios;

3. Ser capaz de integrar os dados semiológicos e de os estruturar em entidades fisiopatológicas;

4. Conseguir discutir propostas terapêuticas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Otologia:

1. Conhecer a anatomia e fisiologia dos ouvidos externo, médio e interno

2. Conhecer todos sintomas e sinais

3. Saber como realizar a anamnese

4. Conhecer patologias mais frequentes

5. Conhecer exames complementares diagnóstico

6. Conhecer possibilidades terapêuticas para as várias patologias

7. Ter noções prognósticas

2. Rinologia:

1. Conhecer a anatomia e fisiologia do nariz e seios perinasais

2. Conhecer todos sintomas e sinais

3. Saber como realizar a anamnese

4. Conhecer patologias mais frequentes

5. Conhecer exames complementares diagnóstico

6. Conhecer possibilidades terapêuticas para as várias patologias

7. Ter noções prognósticas

3. Faringo-laringologia:

1. Conhecer a anatomia e fisiologia da faringe e da laringe

2. Conhecer todos sintomas e sinais

3. Saber como realizar a anamnese

4. Conhecer patologias mais frequentes

5. Conhecer exames complementares diagnóstico

6. Conhecer possibilidades terapêuticas para as várias patologias

7. Ter noções prognósticas     

Docente(s) responsável(eis)

António Manuel Diogo Paiva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

- ORL01 - Abregé d’ORL à l’usage de l’étudiant - Michel Portmann, Ed. Masson &nbps;.

- ORL02 - Précis d’Oto-Rhinolaryngologie - Michel Portmann, Ed. Masson  &nbps;.

- ORL03 - ORL et Pathologie Cérvico-Facial ̶Connaissances et Pratiques - Legent F.; Nancy P.; Beauvillain C.; Bordure P.; Ed. Masson &nbps;.

- ORL04 - Essencials of Otolaryngology – Lucente S.; Raven Press  &nbps;.