Psicologia Médica

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01014395
Área Científica
Introdução à Medicina e Prática Clínica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem pré-requisitos

Métodos de Ensino

Expositivo, Demonstrativo, Role-playing, Contacto com doentes

Resultados de Aprendizagem

- Compreender a relevância do modelo biopsicossocial para a saúde/doença

- Compreender a importância das crenças e expectativas de saúde/doença para os modelos leigos de doença.

- Conhecer os factores que influenciam o comportamento de doença e de procura de ajuda e sua relevância na saúde/doença

- Compreender a importância do comportamento na saúde/doença

- Conhecer os conceitos de stresse e coping, os factores fisiológicos envolvidos na reacção de stresse e os mecanismos de ligação stresse-doença

- Compreender as reacções emocionais à doença.

- Efectuar uma entrevista adoptando os princípios do modelo biopsicossocial

- Dominar, na entrevista, a comunicação verbal e não-verbal

- Praticar as competências de comunicação específicas às diferentes fases do ciclo vital

- Lidar com situações difíceis de comunicação

- Dominar as competências de comunicação de más notícias

- Utilizar a comunicação como instrumento de promoção da saúde e mudança comportamental.     

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à Psicologia Médica.

2. Psicologia da Saúde e Modelo Biopsicossocial em Medicina

3. Medicina centrada sobre o doente

4. Comportamento de doença

5. Comportamento de procura de ajuda

6. Stresse, coping e doença

7. Personalidade, saúde e doença

8. Psicologia do ciclo da vida

9. Inteligência, empatia e comunicação

10. Emoção, regulação emocional e reacção à doença

11. Comunicação e doença crónica 

12. Sintomas médicos inexplicados

13. Comunicação em contextos difíceis – o exemplo da oncologia

14. Comunicação e adesão à terapêutica

15. Motivação e modelos de mudança comportamental

16. Psicologia positiva e medicina

Docente(s) responsável(eis)

António João Ferreira de Macedo e Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação prática: 20.0%
Frequência: 20.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

Albery, I. & Munafò. M. (2008). Key Concepts in Health Psychology. SAGE Publications, London.

Ayers, S., Visser, R. (2010). Psychology for Medicine. Sage Publications.

Coulehan, J.L., Block, M.R. (2006). The medical interview. Mastering Skills for Clinical Practice. 5th Ed. F.A. Davis Company, Philadelphia.

Gleitman, H., Gross, J., Reisberg, D. (2010). Psychology. 8th ed. W.W. Norton & Company, London.

Kurtz, S., Silverman, J., Draper, J. (2009). Teaching and Learning Communication Skills in Medicine. 2nd Ed., Radcliffe Publishing, Oxford, San Francisco.

MacDonald, E. (2004). Difficult conversations in medicine. Oxford University Press.

Marks, D., Murray, M., Evans, B., Estacio, E. (2011) Health Psychology: Theory, Research and Practice Sage Publications.(LT)

Mota Cardoso, R. (2012). Competências Clínicas de Comunicação. Edição da Faculdade de Medicina do Porto.

Ribeiro, J.L. (2005). Introdução à Psicologia da Saúde. Quarteto, Coimbra.