Farmacologia I

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01014333
Área Científica
Introdução à Medicina e Prática Clínica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Todas as unidades curriculares do 1.º e 2.º anos.

Métodos de Ensino

Existem aulas de ensino colectivo, expositivo, teórico, em sala, e aulas de ensino em grupo, prático e teórico-prático, para demonstrações ou execução de tarefas, na maioria das vezes para resolução de problemas ou casos. O aluno também vai desenvolvendo um caderno de trabalho, que faz parte do seu portfolio, sendo-lhe atribuídos temas que têm de ser desenvolvidos através de pesquisa. O aluno também terá de realizar um Formulário Pessoal de Medicamentos, escolhendo-os de modo racional, estruturado.

Resultados de Aprendizagem

Caracterizar um fármaco, medicamento e tóxico. Saber o que é o I&D de um medicamento. Compreender a regulamentação. Conhecer o sistema ADME. Saber como actuam os fármacos e como se testam os fármacos. Ter noções de Medicina Baseada na Evidência. . Compreender as interacções. Descrever a neurotransmissão e a neuromodulação. Saber e farmacologia da dor e o modo de a controlar. Entender o que são medicamentos biológicos, biossimilares e medicamentos genéricos. Ter noções de farmacoeconomia.

Estágio(s)

Não

Programa

Generalidades. MSRM e MNSRM. Auto-medicação. Medicamentos genéricos. Regulamentação dos medicamentos. Farmacologia molecular. Medicina Baseada na Evidência. Estudos clínicos e escolha racional de um medicamento. Farmacocinética e farmacodinamia. Interações. Reações adversas e efeitos tóxicos. Neurotransmissão e neuromodulação. Fármacos do sistema nervoso autónomo. Analgésicos centrais e periféricos. Antiinflamatórios não esteroides e esteroides. Fármacos modificadores da doença reumática Medicamentos biológicos. Anestésicos locais. Anestésicos gerais. Pré-medicação anestésica. Anestésicos gerais por inalação, endovenosos, intramusculares. Recobro. Miorrelaxantes. Anti-histamínicos H1 ou H2. Farmacoeconomia. 

Docente(s) responsável(eis)

Frederico Guilherme Sousa Costa Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 15.0%
Existem dois momentos de avaliação, um por frequência e outro na época de exame, valendo cada uma das avaliações:: 85.0%

Bibliografia

•Rang and Dale´s Pharmacology, Rang et  al. edts, Elsevier

•S Guimarães, Daniel Moura e Patrício Soares da Silva Coordenadores. Terapêutica Medicamentosa e Suas Bases Farmacológicas, 5ª ed., 2006 Porto Editora.

•Bertram G. Katzung, Basic & Clinical  Pharmacology, Int. Edition, McGraw Hill Companies.

•Goodman & Gilman, The Pharmacological Basis of Therapeutics, McGrawHill Companies.

•deVriesTPGM, TPGM, Henning DH,  Hogerzeil HV and  FresleD. Guide to Good Prescribing. OMS ,Genève , 1995

•NOTA: antes das aulas teóricas serão fornecidos os slides (pelo nónio)