Métodos de Investigação/Saúde das Populações II

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
01014277
Área Científica
Multidisciplinar
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

A. Conhecimentos

É importante que o estudante tenha um conhecimento base de bioestatística e ciências biomédicas antes de entrar nesta unidade. Deve ter concluído a UC de Métodos de Investigação/Saúde das Populações II

Estas bases incluem a noção de probabilidade e de fenómenos aleatórios, que serão reforçadas nas aulas teóricas e práticas.

B. Aptidões

Língua Portuguesa - Capacidade de síntese na expressão escrita e oral.

Língua Inglesa – Capacidade de leitura e compreensão da língua a um nível suficiente para aceder à bibliografia recomendada

Informática - Capacidade de utilização do Microsoft Word e Microsoft Excel, ou similares;  capacidade de utilização da Internet para pesquisa bibliográfica.

C. Atitudes

O aluno deve demonstrar motivação intrínseca, empenhamento, capacidade de estudo autónomo assim como de trabalho em equipa. Deve ainda valorizar o relacionamento com os colegas e docentes.  

Métodos de Ensino

As aulas teóricas e práticas serão ministradas na base de assimilação de conhecimentos orientados por problemas de índole médica, que poderão radicar quer na prática clínica quotidiana, em que se procura a melhor decisão com base na melhor evidência disponível, quer em problemas de decisão relacionados com ensaios clínicos.

Este tipo de metodologia será complementado por métodos de tutoria que interligam as aulas teóricas e práticas, que levam a que o aluno aprenda a descrever e explorar dados clínicos com os conhecimentos e ferramentas aprendidas.

Resultados de Aprendizagem

No final desta disciplina, pretende-se que o aluno tenha conhecimento sobre Medicina Baseada na Evidência, os conceitos básicos da Estatística aplicada à Medicina, e Método Experimental.  A aquisição de conhecimento estará centrada no problema da decisão clínica baseada na evidência e a estimação de parâmetros clínicos relevantes. Visa este módulo a consolidação e extensão de conhecimentos previamente adquiridos em Estatística descritiva e inferencial.

Consolidação dos conhecimentos de Análise Exploratória de Dados e Estatística Descritiva e Inferencial. Papel das ferramentas informáticas de bioestatística na Medicina baseada na evidência. A importância da evidência quantitativa na fundamentação da decisão clínica. Aplicação prática usando o Software SPSS. GLM, análise factorial e análise de sobre vida. Inferência para amostras múltiplas.

 

Estágio(s)

Não

Programa

Testes envolvendo comparações de médias em mais de dois grupos.

Regressão Múltipla. Correlação parcial. Relação entre testes e modelos estatísticos. Generalização de efeitos para a população. O modelo linear generalizado. Efeitos fixos e efeitos aleatórios 

Regressão logística.

Os modelos de causalidade e o raciocínio causal

Análise de eventos. Análise de sobrevivência.

Decisão Médica e curvas ROC

Estudos experimentais de avaliação de terapêuticas. Cálculo do tamanho da amostra

Desenho experimental e metodologia de aleatorização em estudos pré-clínicos e clínicos

Metaanálises e revisões sistemáticas.

Modelação estatística para a implementação de metaanálises. Contextualização na medicina baseada na evidência.

O uso de modelos de efeitos fixos e aleatórios em Meta análise

Estudos em que as observações são correlacionadas.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Sá Sousa Castelo Branco

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 25.0%
Resolução de problemas: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

•              Bernard Rosner Fundamentals of Biostatistics 2006 Thomson Brooks/Cole 868 p ISBN:0534418201

•              Daly & Bourke Interpretação e aplicações da estatística em Medicina Ed. Instituto Piaget, 2000

•              Massad, Menezes, Silveira & Ortega Métodos Quantitativos em Medicina    ed. Manole, 2004.

•              Betty Kirkwood and Jonathan Sterne Essential Medical Statistics Publisher: Wiley-Blackwell; 2nd Edition edition (8 May 2003)

•              David Machin, Michael J. Campbell The Design of Studies for Medical Research  ISBN: 978-0-470-84495-3, 286 pages February 2005, ©2005

•              Artigos de biomedicina - Versões pdf disponibilizadas pelo corpo docente