Genética II
2
2022-2023
01014212
Morfologia, Estrutura e Função
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Biologia molecular e celular; Genética 1; Inglês.
Métodos de Ensino
Aulas T eTP maioritariamente expositivas; Aulas práticas para resolução de problemas; Trabalhos de grupo para resolução de casos clínicos. Autoformação para consolidação de competências (E-learning).
Resultados de Aprendizagem
- Realizar a prevenção primária, secundária e terciária das doenças genéticas (cromossómicas, monogénicas e multifatoriais);
- Reconhecer os fenótipos associados a anomalias cromossómicas, saber como confirmar o diagnóstico e avaliar o risco de recorrência e para a descendência;
- Utilizar bases de dados e plataformas on line de genética molecular e clínica de apoio ao diagnóstico genético;
- Realizar o diagnóstico diferencial entre anomalias cromossómicas, monogénicas e multifatoriais, recorrendo a metodologias adequadas e saber as especificidades de cada uma;
- Identificar o cancro de etiologia monogénica e planear e orientar o estudo das famílias;
- Descrever a utilização dos estudos moleculares na avaliação do prognostico e seleção terapêutica do cancro
- Identificar as situações em que a farmacogenómica é útil para a individualização terapêutica.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Princípios do aconselhamento genético, tipos de diagnóstico genético e testes genéticos;
- Doenças cromossómicas; fenótipos; metodologias de diagnóstico e aconselhamento genético; rastreio das aneuploidias.
- Anomalias congénitas: classificação, etiologia e prevenção.
- Carcinogénese. Perfil molecular (perfil somático, variantes germinativas, biópsia líquida), diagnóstico, prognóstico e seleção terapêutica. Cancro monogénico vs. cancro multifatorial; cancro da mama e ovário; cancro colorretal; retinoblastoma e síndroma de Li Fraumeni.
- Doenças inatas do metabolismo: incluídas no diagnóstico precoce; com fetopatia; com manifestações no adulto; hiperfenilalaninémias; mucopolissacaridoses; hipercolesterolemia familiar; hemocromatose herditaria, MODY
- Farmacogenómica e terapia das doenças genéticas.
Docente(s) responsável(eis)
Henriqueta Alexandra Mendes Breda Lobo Coimbra Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação continua
- 1ª avaliação (teórica e prática) – a ser realizada nas aulas práticas; inclui 40% da matéria; ponderação de 40%: 40.0%
- 2ª avaliação (teórica e prática), sobre a matéria restante, será realizada na 1ª época de exame (EN); ponderação de 60%. A média ponderada das duas avaliações tem de ser > ou = 9.45: 60.0%
Avaliação final
2. Apenas avaliação final de toda a matéria (100%), a realizar na EN ou ER: 100.0%
Bibliografia
Livros:
- Human Molecular Genetics 5; Tom Strachen&Andrew P. Read;
-Thompson&Thompson, Genetics in Medicine, 8ª Edição
- Manual de Genética Médica. F.J. Regateiro. Imprensa da Universidade, Coimbra, 2003.
- Identificação de Factores de Risco e Prevenção das Anomalias Congénitas; Jorge M. Saraiva
2. Slides das aulas
3. Exercícios de autoformação
4. Artigos científicos (a anunciar).