Temas de Literatura Comparada

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02026050
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação que inclua matérias da área dos Estudos Literários e Estudos de Cultura.

Métodos de Ensino

Aulas em forma de seminário, prevendo a preparação de textos teóricos e apresentações individuais ou colectivas em cada sessão. Partilha de esquemas de trabalho on-line para rentabilizar a sua discussão oral coletiva. Apresentação do esquema de um trabalho final de investigação que será discutido nas últimas sessões e entrega final do trabalho.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se, com o programa proposto, partir de conceitos definidos e redefinidos no campo epistemológico da Teoria da Literatura Comparada, para esclarecer modelos de abordagem temática dessa área dos Estudos Literários, mostrando a actualidade e rentabilidade de determinados movimentos de investigação comparada para a reavaliação do fenómeno literário, de acordo com perspectivas definidas no quadro dos estudos de cultura. Discutir-se-ão, neste contexto, temas variados inscritos em diferentes áreas de compromisso teórico da Literatura Comparada, para que o aluno entenda as bases de uma delimitação cientificamente aceitável dos mesmos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Preâmbulo: identidades e diálogos comparatísticos (metodologias, campos de investigação e modelos de teorização estética). Ontem e Hoje; 2. Abordagens temáticas (a partir dos conceito de “Fronteira(s)” e "Cartografias"): i) Literatura Comparada e Identidade(s): Cultural Studies, globalização e pós-colonialismo; ii) Literatura Comparada e Imagologia; iii) Literatura Comparada e Estudos de Tradução: estudo de “casos” (tradução e teatro); iv) Literatura Comparada e Estudos Interartes (teatro e literatura – “from page to stage”).

N.B. O Programa e a bibliografia poderão variar de edição para edição, dependendo do/a docente responsável.

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima Gil Rodrigues da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalhos práticos orais a apresentar durante o seminário (recensões; estudos de caso): 10.0%
Curtos trabalhos escritos realizados em casa sobre textos teóricos a debater no seminário: 10.0%
Trabalho final com discussão prévia e esquema a ser distribuído a todos os estudantes, através do Nónio: 80.0%

Bibliografia

Emily A. (2006). The Translation zone. A New Comparative Literature. Princeton and Oxford: Princeton University Press.

Basílio, K. et al. (2007). Concerto das Artes. Lisboa: Campo das Letras.

Bassnett, S. (1995). Comparative Literature. A Critical introduction. Oxford UK & Cambridge USA: Blackwell.

Behdad, A., & Thomas, D. (2011). A Companion to Comparative Literature. Oxford, Wiley-Blackwell.

Buescu, H. C. (2001). Grande Angular. Comparatismo e práticas de comparação. Lisboa: Gulbenkian/FCT.

Buescu, H. et al (2001). Floresta Encantada: novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Quixote.

Damrosch, D. (2003). What is World Literature? Princeton, Princeton University Press.

Guillén, C. (2005). Entre lo Uno y lo Diverso. Introducción a la Literatura Comparada (Ayer y hoy).Barcelona: Tusquets Editores.

Saussy, H. (2006). Comparative Literature in an Age of Globalization. Baltimore, Johns Hopkins University Press.