Seminário de Especialização: Estudos Italianos

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02026045
Área Científica
Estudos Italianos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Italiano
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se o conhecimento panorâmico da Cultura e Literatura Italianas obtido na frequência das cadeiras de literatura e cultura italianas do curso de 1.º ciclo, bem como o domínio da Língua para facilitar o acesso e compreensão dos textos objeto de leitura obrigatória, assim como a respetiva análise e comentário.

Métodos de Ensino

As aulas são de carácter teórico-prático, recorrendo-se, sempre que necessário, à leitura, análise e comentário dos relatos de viagens ou de outras obras consideradas pertinentes para a lecionação dos conteúdos em causa. Também estão previstas sessões de orientação dos trabalhos escritos, para discussão dos temas, estrutura e acompanhamento na sua elaboração. De igual modo, está previsto um horário de atendimento semanal aos alunos, para esclarecimento das dúvidas por eles apresentadas.

Resultados de Aprendizagem

Tratando-se de um seminário da parte letiva do curso, pretende-se fornecer aos alunos um conjunto panorâmico de conhecimentos relativos à produção de relatos de viagem, numa perspetiva diacrónica, bem como técnicas de elaboração dos trabalhos finais, a fim de melhor poderem organizar os dados para a eventual preparação da dissertação, selecionando um período, um autor ou cruzando informação de várias obras.

Estágio(s)

Não

Programa

A Viagem de Portugueses a Itália

A atração que desde sempre a Itália exerceu na cultura portuguesa proporcionou a divulgação de imagens que escritores e artistas consagraram de modo a condicionar a perspetiva com que a cultura daquele país foi divulgada em Portugal. As imagens desde então transmitidas por interlocutores privilegiados vêm, pois, influenciar os leitores e observadores em geral, levando-os a apreciar aquele país e respetiva cultura, através da ativação de conceitos ou preconceitos extraliterários e do recurso a estratégias de ordem estética, sociológica, política ou etnológica. Para analisar as imagens que os portugueses construíram da cultura italiana, identificando simultaneamente os clichés, estereótipos ou imagens eventualmente deturpadas que sempre as acompanharam, é selecionado um conjunto de autores e obras que ilustrem com transparência a intensidade de relações culturais entre os dois países e a troca de olhares que essas relações permitiram.

 

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Simplício Geraldo Ferro

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Projecto: 20.0%
Participação ativa nas aulas teórico-práticas com apresentação oral de trabalhos de curta extensão: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Cristóvão, F. (2002). Condicionantes Culturais da Literatura de Viagens. Estudos e Bibliografias. Coimbra: Almedina, CLEPUL.

Falcão, A. M., Nascimento, M. T., & Leal, M. L. (1997). Literatura de Viagem. Narrativa, História, Mito. Lisboa: Ed. Cosmos.

Maczak, A. (1992). Viaggi e viaggiatori nell’Europa moderna. Roma-Bari: Laterza.

Marnoto, R. (2002). Viajar, Confrontar, Homologar. O Portugal de Montale e de Rigoni Stern. In A. Fernandes (Ed.). Visão de Portugal por Estrangeiros (pp. 57-80). 1.ª Jornada. Viseu.

Martinet, M.-M. (1996). LeVoyage d’Italie dans les Littératures Européennes. Paris: PUF.