Seminário de Especialização: Estudos Germanísticos

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02026039
Área Científica
Estudos Germanísticos
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Pressupõe-se o domínio da língua alemã a um nível intermédio (nível B1 ou B2 do QECRL), bem como conhecimentos de base sobre literatura e cultura de expressão alemã.

Métodos de Ensino

As sessões terão uma componente expositiva, mas será dada particular relevância à análise e discussão de textos e filmes. O processo de ensino-aprendizagem centrar-se-á nos alunos e na sua atividade, quer através da apresentação de pequenos trabalhos de análise e de reflexão sobre as matérias em questão, quer através da discussão que todas as sessões procurarão promover. 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende abrir espaços de reflexão em torno dos textos e filmes escolhidos e desenvolver a autonomia crítica dos/as alunos/as. No final do semestre, os alunos/as deverão ser capazes de

1) analisar e comentar textos literários e fílmicos relativos à temática da unidade curricular;

2) relacionar os vários contextos literários e culturais de forma crítica e numa perspetiva histórica;

3) analisar e apresentar as problemáticas tratadas, mostrando autonomia intelectual, poder de síntese, capacidade de argumentação e elevada competência na expressão oral e escrita;

4) demonstrar que desenvolveram atitudes de curiosidade e de rigor intelectuais, bem como um pensamento crítico e emancipado.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular centrar-se-á no tema “Literatura e Memória Cultural”. Serão analisadas representações da memória cultural (Jan e Aleida Assmann) em textos literários e fílmicos dos séculos XX e XXI, tomando em consideração os países de expressão alemã como palco de transformações de repercussão internacional e como configuração de diversos lugares de memória (Pierre Nora) no contexto europeu.

N.B. O programa e a bibliografia poderão variar de edição para edição, dependendo do/a docente responsável.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação oral, breves apresentações e/ou trabalhos escritos, que valerão 40% da nota fina: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

Assmann, J. (1992). Das kulturelle Gedächtnis. München: Beck.

Brunow, D. (2015). Remediating Transcultural Memory. Berlin, New York: de Gruyter.

Erll, A (2017). Kollektives Gedächtnis und Erinnerungskulturen. Eine Einführung (3. akt. und erweit. Aufl.). Stuttgart: Metzler.

Erll, A. & Nünning, A. (eds.) (2008). Cultural Memory Studies. An International and Interdisciplinary Handbook. Berlin, New York: de Gruyter.

Fuchs, A. (ed.) (2010). Phantoms of War in Contemporary German Literature, Films and Discourse. Berlin, New York: de Gruyter.

Gil, M.F. (2008). Uma Biografia «Moderna» dos Anos 30: Magellan. Der Mann und seine Tat de Stefan Zweig. Coimbra: MinervaCoimbra/CIEG.

Ginsberg, T. & Mensch, A. (eds.) (2012). A Companion to German Cinema. Oxford, Malden, MA: Wiley-Blackwell.

Madeira, R. P. (2012). Ficção e História: A Figura de Uriel da Costa na Obra de Karl Gutzkow. Coimbra: MinervaCoimbra/CIEG.

Nora, P. (1990). Zwischen Geschichte und Gedächtnis. Berlin: Wagenbach.