Seminário de Especialização: Estudos Franceses

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02026028
Área Científica
Estudos Franceses
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio falado e escrito da língua francesa.

Métodos de Ensino

Esta disciplina funcionará em regime seminarial, em módulos de 3 horas; os módulos serão preenchidos com exposições feitas pelo professor e pelos alunos, resultantes da leitura prévia quer dos documentos propostos com caráter obrigatório, quer de outros documentos complementares; todas as sessões compreenderão momentos de debate extensível a toda a turma.

Resultados de Aprendizagem

No fim do semestre, os/as estudantes deverão ser capazes de apresentar uma visão geral das realizações humanas dos povos de expressão francesa: da França e das várias comunidades que se exprimem nesta língua. Serão capazes de abordar de forma crítica elementos da produção cultural, e especialmente literária, de países francófonos como a Bélgica, a Suíça, o Canadá e os países do Magrebe. Apesar de se pretender que adquiram uma visão essencialmente atual, os estudantes deverão atingir a capacidade de realizar algumas abordagens cronológicas que ajudem a compreender os fenómenos culturais e a sua inserção na História dos povos e das culturas a que pertencem.

Estágio(s)

Não

Programa

Este seminário de especialização tem por tema “Literaturas e Culturas de língua francesa” e visa essencialmente apresentar uma visão geral das realizações humanas dos povos de expressão francesa: da França e das várias comunidades que se exprimem nesta língua. Será dado especial interesse à produção cultural, e especialmente literária, de países francófonos como a Bélgica, a Suíça, o Canadá e os países do Magrebe. Apesar de pretender dar uma visão essencialmente atual, não se coibirá este seminário de apresentar algumas abordagens cronológicas que possam ajudar a compreender os fenómenos culturais e a sua inserção na História dos povos e das culturas a que pertencem.

N.B. O Programa e a bibliografia poderão variar de edição para edição, dependendo do/a docente responsável.

Docente(s) responsável(eis)

Maria do Rosário Neto dos Santos Mariano

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Pequenas apresentações orais: 20.0%
Assiduidade e participação: 30.0%
Trabalho de Investigação (30% versão escrita + 20% apresentação oral) : 50.0%

Bibliografia

Bouguerra, M. R., &, Bouguerra, S. (2010). Histoire de la littérature du Maghreb, Paris,  éd. Marketing S. A.
von Busekist, A. (1998). La Belgique. Politique des langues et construction de l’État de 1780 à nos jours. Paris, Bruxelles: Deboeck-Duculot.
Dakkus, S. (2007).  Regards croisés sur les littératures suisses, CulturEnjeu, nov. (disponível em http://www.unil.ch/webdav/site/litch/shared/Cultureenjeu.pdf)
Gorceix, P.(2000). Littérature francofone de Belgique et de Suisse, Paris, éd. Marketing S. A.
Walls, T. (Ed.). (1995). Stereotypes and nations. Cracóvia: International Cultural Centre.