Literatura Inglesa

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02025988
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos avançados de inglês.

Métodos de Ensino

O regime de seminário pressupõe a participação ativa em todas as sessões. Cada aluna/o terá ainda de fazer a apresentação oral de um texto – teórico ou ficcional – relevante no contexto do programa do seminário. No final do semestre será organizada uma workshop na qual serão apresentados todos os projetos de trabalho final, que depois deverão ser reescritos tendo em conta as observações feitas durante a discussão na workshop.

A nota final resultará destes três vetores – e momentos – de avaliação. 

Resultados de Aprendizagem

O seminário propõe-se alcançar os seguintes objetivos:

- Consolidar, alargar e aprofundar temas e convenções da produção literária contemporânea em inglês;

- Desenvolver uma consciência crítica acerca das problemáticas e convenções em discussão;

- Fornecer às/aos estudantes ferramentas para a pesquisa avançada;

- Capacitar os/as estudantes para a produção autónoma do conhecimento.

Estágio(s)

Não

Programa

O seminário tem por foco a produção ficcional de escritoras irlandesas contemporâneas, abrangendo a República da Irlanda e a Irlanda do Norte. Depois de uma abordagem panorâmica inicial da história e da cultura irlandesas, que pretende contextualizar historicamente a ficção produzida por mulheres na Irlanda, será dada particular atenção a alguns contos e romances de escritoras contemporâneas, nomeadamente Anne Enright, Éilís Ní Dhuibhne, Edna O’Brien, Emma Donoghue, Jennifer Johnston e Mary Dorcey. Outras autoras poderão ser trazidas à discussão, uma vez que se privilegia uma abordagem comparativa. 

Será analisada e debatida a forma como estas autoras reescrevem o papel das mulheres na identidade coletiva irlandesa e reconfiguram a(s) sexualidade(s), a família e a cidadania, simultaneamente refletindo e contribuindo para as mudanças de práticas sociais e simbólicas.

N.B. O Programa e a bibliografia poderão variar, dependendo do/a docente responsável.

Docente(s) responsável(eis)

Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Paricipação nas aulas: 25.0%
Trabalho de investigação: 75.0%

Bibliografia

Bebiano, A. (2011). Engendering the Nation: Irish Women and Nationalism. In Mutran, M. H., Izarra, L. P.Z., & Bastos, B. K. X. (eds.). A Garland of Words. For Maureen O'Rourke Murphy (pp.179-190). S. Paulo: Humanitas.

Bourke, A. et al. (ed.) (2005). The Field Day Anthology of Irish Writing. Volumes IV & V: Irish Women’s Writing and Traditions. Cork: Cork University Press.

Coughlan, P. & O’Toole, T. (2008). Irish Literature: Feminist Perspectives. Dublin: Carysfort Press.

Ferriter, D. (2009). Occasions of Sin. Sex and Society in Modern Ireland. London: Profile Books.

Ingman, H. & O’Gallchoir, C. (ed.) (2018). A History of Modern Irish Women’s Literature. Cambridge: Cambridge University Press.

Malcolm, C. A. & Malcolm, D. (ed.) (2008). A Companion to the British and Irish Short Story. Oxford: Blackwell.  

Meaney, G. (2010). Gender, Ireland and Cultural Change. Race, Sex and Nation. New York and London, Routledge.