Literatura Inglesa

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02025988
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos avançados de inglês

Métodos de Ensino

O regime de seminário pressupõe a participação ativa em todas as sessões. Cada aluna/o terá ainda de fazer a apresentação oral de um texto – teórico ou ficcional – relevante no contexto do programa do seminário. No final do semestre será organizada uma workshop na qual serão apresentados todos os projetos de trabalho final, que depois deverão ser reescritos tendo em conta as observações feitas durante a discussão na workshop.

A nota final resultará destes três vetores – e momentos – de avaliação.

Resultados de Aprendizagem

O seminário propõe-se alcançar os seguintes objetivos:

- Consolidar, alargar e aprofundar temas e convenções da produção literária contemporânea em inglês;

- Desenvolver uma consciência crítica acerca das problemáticas e convenções em discussão;

- Fornecer às/aos estudantes ferramentas para a pesquisa avançada;

- Capacitar os/as estudantes para a produção autónoma do conhecimento.

Estágio(s)

Não

Programa

O seminário abordará a produção ficcional de escritoras irlandesas contemporâneas, tanto da República da Irlanda como da Irlanda do Norte (Ulster). Depois de uma abordagem panorâmica inicial da história e da cultura irlandesas, que pretende contextualizar historicamente a ficção produzida por mulheres na Irlanda, será dada particular atenção a alguns contos e romances de escritoras de renome em plena produção, nomeadamente Anne Enright, Deirdre Madden, Emma Donughe e Kerry Hardie (ver bibliografia de referência).

Será discutida a forma como estas autoras reescrevem o papel das mulheres na identidade coletiva irlandesa e reconfiguram a(s) sexualidade(s), a família e a cidadania.

 N.B. O Programa e a bibliografia poderão variar de edição para edição, dependendo do/a docente responsável.

Docente(s) responsável(eis)

Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Outra: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Bebiano, A. (2011). Engendering the Nation: Irish Women and Nationalism. In Mutran,M. H., Izarra, L. P.Z., & Bastos, B. K. X. (Eds.). A Garland of Words. For Maureen O'Rourke Murphy (pp.179-190). S. Paulo: Humanitas.

Bebiano, A. (2009). Da vida das mulheres infames. A história segundo Emma Donoghue. Anglo-Saxónica, II. 27, 7-32.

Blunt, A. & Rose G. (eds.) (1994). Writing Women and Space. Colonial and Postcolonial Geographies. NY and London: The Guildford Press.

Bourke, A. et al (Ed.). (2005). The Field Day Anthology of Irish Writing. Volumes IV & V: Irish Women’s Writing and Traditions. Cork: Cork University Press.

Coughlan, P. & O’Toole, T. (2008). Irish Literature: Feminist Perspectives. Dublin: Carysfort Press.

Ferriter, D. (2009). Occasions of Sin. Sex and Society in Modern Ireland. London: Profile Books.