Literatura e Artes
1
2024-2025
02025966
Literatura
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de línguas estrangeiras que proporcionem o acesso à bibliografia, conhecimentos básicos de literatura e arte.
Métodos de Ensino
1. O regime de seminário prevê a participação ativa dos estudantes no maior número de sessões possível, que é no mínimo de 75%. A bibliografia será constantemente atualizada e adaptada às dinâmicas pedagógicas e a pesquisa autónoma dos/as estudantes será encorajada.
2. Será feita: exposição teórica; análise e discussão de textos críticos e de obras onde literatura e artes se articulam, comparando-as e colocando-as em diálogo, através das metodologias adequadas; apresentações orais e trabalhos de síntese pelos/as estudantes.
Resultados de Aprendizagem
1. Dominar uma sólida bagagem teórica, especulativa e metodológica, sustentada por uma incidência histórica abrangente e problematizante, relativa à relação entre literatura e artes. 2. Conhecer as linhas estruturantes da articulação entre literatura e artes, bem como a conceptualização dessa relação, no seu desenvolvimento histórico. 3. Possuir capacidades para descrever, compreender e analisar obras artísticas ubicadas nessa interrelação, considerando os períodos, as correntes e os movimentos em que se inserem, e a relativa envolvente cultural.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução às relações entre literatura e artes. Sistemas de comunicação, suportes, conteúdos. Novas modalidades de expressão artística, arte digital. Quadro de síntese.
2. A primordial ligação entre as artes. As Musas. Escrita e desenho. Platão, Fedro: memória e rememoração.
3. A hierarquia das artes. Trivium e Quadrivium. Leonardo e a "cosa mentale".
4. Ecfrase, paragone. Laoconte: Antiguidade Clássica (Virgílio, Plínio), Renascimento (Michelangelo), Neoclassicismo (Lessing).
5. O escritor no ateliê do artista. Esquivel y Suárez e o ambiente da Madrid oitocentista. Protagonistas e obras.
6. Das filhas de Mnemosine à arte contemporânea. As vanguardas históricas. Significado do significante.
7. Estruturalismo, semiótica, desconstrução, intermedialidade. Estudo de uma selecção de obras contemporâneas.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação oral e participação nas sessões: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%
Bibliografia
Avelar, Mário (2018). Poesia e artes visuais. Lisboa: IN-CM.
Derrida, Jacques (1984). Plato’s pharmacy. Trad. Leon Roudiez. In Post-Structuralism, deconstruction, and post-modernism (429-450). New York: Columbia University Press.
Even-Zohar, Itamar (1990). Polysystem Studies. Poetics Today, 11, 1, 9-26.
Lessing, G. E. (2011). Laocoonte. Trad. M. Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras.
Marnoto, Rita (2016). As Musas no Colégio das Artes. In António Olaio (Coord.), Arte e Universidade (55-62). Coimbra: CAUC.
— (2016) (Ed.). Vanguardas. Coimbra: CAUC.
— (2018) (Ed.). Ut pictura poesis. Coimbra: CAUC.
Platão (2019). Fedro. Trad. José Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edições 70.
Pratz, Mario (1982). Ut pictura poesis. In M. P. Literatura e artes visuais. Trad. José Paulo Paes (1-27). São Paulo: Culturix.
Rajewski, Irina O. (2005). Intermediality, intertextuality, and remediation. A literary perspective on
intermediality. Intermédialités, 6, 43-64.