Literatura e Artes
1
2021-2022
02025966
Literatura
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de línguas estrangeiras que proporcionem o acesso à bibliografia, conhecimentos básicos de literatura e arte.
Métodos de Ensino
1. O regime de seminário prevê a participação ativa dos estudantes no maior número de sessões possível, que é no mínimo de 75%. A bibliografia será constantemente atualizada e adaptada às dinâmicas pedagógicas e a pesquisa autónoma dos/as estudantes será encorajada.
2. Será feita: exposição teórica; análise e discussão de textos críticos e de obras onde literatura e artes se articulam, comparando-as e colocando-as em diálogo, através das metodologias adequadas; apresentações orais e trabalhos de síntese pelos/as estudantes.
Resultados de Aprendizagem
1. Dominar uma sólida bagagem teórica, especulativa e metodológica, sustentada por uma incidência histórica abrangente e problematizante, relativa à relação entre literatura e artes. 2. Conhecer as linhas estruturantes da articulação entre literatura e artes, bem como a conceptualização dessa relação, no seu desenvolvimento histórico. 3. Possuir capacidades para descrever, compreender e analisar obras artísticas ubicadas nessa interrelação, considerando os períodos, as correntes e os movimentos em que se inserem, e a relativa envolvente cultural.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução às relações entre literatura e artes. Sistemas de comunicação, suportes, conteúdos. Novas modalidades de expressão artística, arte digital. Quadro de síntese.
2. A primordial ligação entre as artes. As Musas. Escrita e desenho. Platão, Fedro: memória e rememoração.
3. A hierarquia das artes. Trivium e Quadrivium. Leonardo e a "cosa mentale".
4. Ecfrase, paragone. Laoconte: Antiguidade Clássica (Virgílio, Plínio), Renascimento (Michelangelo), Neoclassicismo (Lessing).
5. O escritor no ateliê do artista. Esquivel y Suárez e o ambiente da Madrid oitocentista. Protagonistas e obras.
6. Das filhas de Mnemosine à arte contemporânea. As vanguardas históricas. Significado do significante.
7. Estruturalismo, semiótica, desconstrução, intermedialidade. Estudo de uma selecção de obras contemporâneas.
Docente(s) responsável(eis)
Albano António Cabral Figueiredo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação oral e participação nas sessões: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%
Bibliografia
Avelar, Mário (2018). Poesia e artes visuais. Lisboa: IN-CM.
Derrida, Jacques (1984). Plato’s pharmacy. Trad. Leon Roudiez. In Post-Structuralism, deconstruction, and post-modernism (429-450). New York: Columbia University Press.
Even-Zohar, Itamar (1990). Polysystem Studies. Poetics Today, 11, 1, 9-26.
Lessing, G. E. (2011). Laocoonte. Trad. M. Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras.
Marnoto, Rita (2016). As Musas no Colégio das Artes. In António Olaio (Coord.), Arte e Universidade (55-62). Coimbra: CAUC.
— (2016) (Ed.). Vanguardas. Coimbra: CAUC.
— (2018) (Ed.). Ut pictura poesis. Coimbra: CAUC.
Platão (2019). Fedro. Trad. José Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edições 70.
Pratz, Mario (1982). Ut pictura poesis. In M. P. Literatura e artes visuais. Trad. José Paulo Paes (1-27). São Paulo: Culturix.
Rajewski, Irina O. (2005). Intermediality, intertextuality, and remediation. A literary perspective on
intermediality. Intermédialités, 6, 43-64.