Literatura e Artes
1
2019-2020
02025966
Literatura
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Espera-se que os estudantes possuam conhecimentos de línguas estrangeiras que facilitem o acesso à bibliografia de base na língua original e que possuam conhecimentos básicos de literatura e artes.
Métodos de Ensino
O seminário prevê a participação dos estudantes no mínimo de 75% das sessões. Para além da exposição teórica, a dinâmica dos seminários assentará na análise e discussão de textos críticos e de obras onde literatura e artes se articulam, no objectivo quer de comparar, contrapor e fazer dialogar metodologias de análise, quer de compreender a complexidade dessas interligações. A apresentação oral individual, que o estudante deve fazer pelo menos uma vez, a resposta-comentário e a discussão em grupo promovem o desenvolvimento de um posicionamento crítico e uma atitude dialogante.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se, nesta unidade curricular, proporcionar aos estudantes o domínio de conceitos teóricos rigorosos acerca da relação entre literatura e artes, sustentados por uma reflexão problematizante e aberta. A reflexão teórica proposta pelos conteúdos programáticos visa a obtenção de um conhecimento aprofundado das metodologias de investigação e a capacidade de as aplicar a casos relacionais específicos. Os estudantes irão assim desenvolver capacidades de estudo e análise de obras a partir da interrelação entre literatura e artes, ao que acrescerá uma compreensão mais articulada da cultura que lhes é contemporânea e do seu contexto histórico.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução às relações entre literatura e artes. Novas abordagens surgidas no século XX. Fronteiras com outras áreas disciplinares. Questão comparatística.
2. Modalidades de expressão artística. Das filhas de Mnemosine à arte contemporânea. Os suportes. O papel da linguagem na interacção artística — problematização.
3. Parâmetros de comparação entre literatura e artes. Analogia estrutural. Conceitos, processos construtivos, categorias históricas.
4. Estudo de três obras contemporâneas que interrelacionam literatura e artes numa dimensão histórica. De que forma a literatura fala das outras artes e as outras artes fornecem matéria à literatura / e vice-versa
N.B. O Programa e a bibliografia poderão variar de edição para edição, dependendo do/a docente responsável.
Docente(s) responsável(eis)
Rita Maria da Silva Marnoto
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Apresentação oral e participação nas sessões: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%
Bibliografia
Calvino, I. (2012). Lezioni americane(reed.). Milano: Mondadori.
Basílio, K. (2007). Concerto das artes. Porto: Campo das Letras.
Guillén, C. (reed.) (2005).Entre lo uno y lo diverso. Introducción a la literatura comparada.Barcelona: Tusquets.
Kristeller, P. O. (1972). Renaissance Concepts of Man and Other Essays. New York: Harper and Row.
Lessing, G. E. (s.d.). Laokoon oder über die Grenzen der Malerei und Poesie [1766], Werke(ed. Franz Bornmüller). Leipzig: Bibliographisches Institut.
Marnoto, R. (2009). Francisco Levita [...]. Lisboa: Fenda.
Praz, M. (1970). Mnemosyne. The Parallel between Literature and the Visual Arts. Princeton: PUP.
Wellek, R.,&Austin, W. (1962).Theory of Literature (3. ed.). Harmondsworth: Penguin.