Literatura Americana

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02025955
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da língua inglesa.

Métodos de Ensino

As sessões incluem exposição teórica, discussão e debate sobre os textos ou outros materiais propostos para cada sessão e apresentações orais pelas/os estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Este seminário permitirá que as/os estudantes

• consolidem os seus conhecimentos dos principais desenvolvimentos históricos, sociais e culturais que foram conferindo especificidade à literatura americana;

• compreendam a diversidade de expressões literárias que fazem parte da história literária norte-americana;

• aprofundem um enquadramento teórico adequado aos textos literários e temas abordados/ desenvolvam quadros teóricos adequados à abordagem dos textos literários e temas propostos;

• tomem consciência da dimensão ideológica e política do texto literário;

• aprofundem as suas capacidades de leitura e análise crítica e questionadora dos textos e temas propostos;

• desenvolvam competências de pesquisa criteriosa e de trabalho de investigação autónomo.

Estágio(s)

Não

Programa

Concebendo a literatura dos E.U.A. como uma multiplicidade de vozes e expressões desenvolvendo-se no palco de diferentes contextos económicos, políticos e sociais, este seminário explorará um tópico ou um conjunto de tópicos com ênfase especial nos séculos XIX e XX-XXI. Tópicos a abordar: nação e mito, memória e história, imperialismo, imigração e cidadania, política e poder, poder e linguagem, centros e margens, público e privado. As importantes questões teóricas suscitadas por estes temas serão exploradas através da familiarização com debates teóricos contemporâneos.

N.B. O programa e a bibliografia poderão variar de edição para edição, dependendo do/a docente responsável.

Docente(s) responsável(eis)

Graça Maria Constantino Nunes de Oliveira Capinha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas sessões e apresentações orais: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Cain, W. E. (ed.) (1996). Reconceptualizing American Literary/Cultural Studies: Rhetoric, History, and Politics in the Humanities. NY: Garland.

Jay, G. S. (1997). American Literature and the Culture Wars. Ithaca: Cornell UP.

Kaplan, Amy & Pease, D. E. (eds.) (1993). Cultures of United States Imperialism. Durham: Duke UP.

King, R. C. (ed.) (2000). Postcolonial America. Urbana: U of Illinois P, 2000.

Morrison, T. (1993). Playing in the Dark: Whiteness and the Literary Imagination. NY: Random.

Pease, D. E. & Weigman, R. (eds.) (2003). The Futures of American Studies. Durham, NC: Duke UP.

Pease, D. E. (ed.) (1994). National Identities and Post-Americanist Narratives. Durham, NC: Duke UP.

Rowe, J. C. (ed.) (2000). Post-Nationalist American Studies. Berkeley: U of California P.

Ruoff, L. B. & Ward Jr., J. W. (eds.) (1990). Redefining American Literary History. New York: MLA.

Saldívar, J. D. (1997). Border Matters: Remapping American Cultural Studies. Berkeley & LA: U of California P.