Literatura Americana

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02025955
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da língua inglesa

Métodos de Ensino

As sessões incluem exposição teórica, discussão e debate sobre os textos ou outros materiais propostos para cada sessão e apresentações orais das/os estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Este seminário permitirá que as/os estudantes

  • consolidem os seus conhecimentos dos principais desenvolvimentos históricos, sociais e culturais que foram conferindo especificidade à literatura americana;
  • compreendam a diversidade de expressões literárias que fazem parte da história literária norte-americana;
  • aprofundem um enquadramento teórico adequado aos textos literários e temas abordados/ desenvolvam quadros teóricos adequados à abordagem dos textos literários e temas propostos;
  • tomem consciência da dimensão ideológica e política do texto literário;
  • aprofundem as suas capacidades de leitura e análise crítica e questionadora dos textos e temas propostos;
  • desenvolvam competências de pesquisa criteriosa e de trabalho de investigação autónomo.

Estágio(s)

Não

Programa

Concebendo a literatura americana como uma multiplicidade de vozes e expressões desenvolvendo-se no palco de diferentes contextos económicos, políticos e sociais dentro da sociedade americana, este seminário explorará um tópico ou um conjunto de tópicos com ênfase especial nos séculos XIX e XX. Tópicos a abordar: nação e mito, memória e história, colónia e império, imigração e cidadania, política e poder, poder e linguagem, centros e margens, público e privado. As importantes questões teóricas suscitadas por estes temas serão exploradas através da familiarização com debates teóricos contemporâneos.

N.B. O Programa e a bibliografia poderão variar de edição para edição, dependendo do/a docente responsável.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Isabel Carvalho Gomes Caldeira Sampaio dos Aidos

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Participação nas sessões e apresentações orais: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Bhabha, H. K. (1995). Locations of Culture. London: Routledge.

Bernstein, Charles, ed. (1990). The Politics of Poetic Form. Poetry and Public Policy. New York: Roof Books.

Caldeira, Isabel, Canelo, Maria José, Ramalho, Maria Irene (eds.). (2012). America Where? 20th-Century Transatlantic Perspectives. Amsterdam: Peter Lang.

Gates, H. L. Jr. (1992). Loose Canons: Notes on the Culture Wars. New York: OUP.

Hassan, Ihab (1987). The Postmodern Turn: Essays in Postmodern Theory and Culture. Columbus: Ohio State University Press.

Maddox, L. ed. (1999). Locating American Studies: the Evolution of a Discipline. Baltimore: Johns Hopkins.

Perloff, Marjorie (1986). The Futurist Moment. Avant-Garde, Avant Guerre, and the Language of Rupture. Chicago: The University of Chicago Press.

Takaki, R. (1993). A Different Mirror: A History of Multicultural America.Boston: Little, Brown and Company.

Yetman, N. ed. (1998). Majority and Minority: The Dynamics of Race and Ethnicity in America. Allyn and Bacon.