Estudos de Discurso

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025934
Área Científica
Língua/Linguística/Cultura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A docência partilhada combinará exposição teórica e debate, que estimularão a recolha e preparação prévia dos materiais e desenvolvimento de atitudes críticas ativas. Apresentações orais individuais permitirão desenvolver capacidades de análise, argumentação, diálogo e exposição em público. O projecto final, sobre tema enquadrado e acordado desde o início com equipa docente, deve revelar capacidade de recolha de corpus e pesquisa bibliográfica relevantes, organização, espírito crítico e exposição complexa de ideias.

Resultados de Aprendizagem

Este seminário visa dotar o/as estudantes de competências críticas de análise do discurso. No final do semestre, deverão ser capazes de:

a) recolher e analisar textos, eventos e práticas comunicativas de géneros distintos, correlacionando a sua configuração textual e internacional com as dinâmicas de performatividade e representação histórica, social e cultural que esta suscita;

b) recolher e analisar textos de diferentes géneros - sociais, comunicativos, académicos, literários, ou outros -, correlacionando a sua configuração com as respetivas comunidades de prática, bem como produzir os seus próprios textos, apropriando-se dessas práticas;

c) saber aplicar instrumentos e práticas analíticas apresentadas em instâncias de atividade textual, semiótica e discursiva de natureza múltipla e complexa; 

d) saber reconhecer as condições críticas da existência destes instrumentos e práticas analíticas em função das teorias do discurso que os informam.

e) criar consciência crítica da linguagem.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte-se do carácter situado da ação e atividade humana da linguagem para nos focarmos em alguns dos conceitos e instrumentos básicos que operam nos estudos do discurso.A partir de exemplos autênticos recolhidos por docentes e estudantes, propomos um olhar caleidoscópico para a atividade semiótica, apresentando:

1. o 'discurso' como processo de produção, negociação e circulação de textos;

2. o 'discurso' como performatividade e forma de interação, operando em acontecimentos e eventos comunicativos situados;

3. o 'discurso' como prática, apontando para as representações e as formas de conhecimento que sustentam a vida socio-histórica e sociocultural.

O curso termina com a exploração concreta de tipologias e possibilidades de articulação entre discurso, sociedade e cultura oriundas de campos disciplinares distintos como os dos estudos linguísticos, literários, culturais ou da comunicação - entre outros, o discurso literário e o discurso académico.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Clara Bicudo de Azeredo Keating

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas sessões e apresentações orais: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

Angermuller, J., et al. (2014). The Discourse Studies Reader: Main currents in theory and analysis. Amsterdam, Philadelphia: John Benjamins.

Bennett, K. (Ed.). (2014). The Semiperiphery of Academic Writing. Discourses, Communities and Practices. London: Palgrave Macmillan.

Gee, J. P. (2014). An introduction to discourse analysis: Theory and method. (4th Edition). London: Routledge.

Jones, R. & Norris, S. (2005). Discourse in action: introducing mediated discourse analysis. London: Routledge.

Jones, R. (2018). Discourse analysis: a resource book for students. (2nd edition). London etc.: Routledge.

Pérez-Llantada, C. (2012). Scientific Discourse and the Rhetoric of Globalization: The Impact of Culture and Language. London: Continuum.

Wodak, R. & Meyer, M., eds. (2015). Methods for Critical Discourse Analysis (Introducing Qualitative Methods series). Second Edition. London: Sage.