Estudos de Discurso

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02025934
Área Científica
Língua/Linguística/Cultura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação em língua e linguísticas nas línguas de estudo: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano.

Métodos de Ensino

Docência partilhada. Exposição teórica e debate estimularão a preparação prévia dos materiais e desenvolvimento de atitudes críticas ativas (15% - frequência regular e participada). Apresentações orais individuais (25%) desenvolvem capacidades de análise, argumentação, diálogo e exposição em público. Ensaio final (20-30 pp., a 2 esp.), sobre tema enquadrado e acordado desde o início com docentes especialistas da língua estrangeira escolhida. Deve revelar capacidade de recolha de corpus e pesquisa bibliográfica relevantes, organização, espírito crítico e exposição sofisticada de ideias (60%).

Resultados de Aprendizagem

Este seminário visa dotar o/as estudantes com metodologias oriundas de abordagens dos Estudos do Discurso com o intuito de desenvolver reflexão crítica e prática analítica sobre Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano (uma língua à sua escolha), em diálogo com os estudos culturais e literários. No final do seminário o/as estudantes deverão ser capazes de a) aprofundar o conhecimento dos contextos sociolinguísticos, históricos, socioculturais e identitários da língua escolhida; b) analisar exemplos de estruturas, usos e negociações dinâmicas de valor em contextos autênticos e em configurações histórico-culturais concretas, à luz das convenções e hierarquias que as motivam; c) identificar os processos de legitimação e as vozes que os sustentam; d) dominar instrumentos de análise do discurso para reforçar análises performativas, linguísticas e sociolinguísticas críticas; e) desenvolver competências de pesquisa criteriosa e trabalho de investigação autónomo na área nesta disciplina.

Estágio(s)

Não

Programa

Focamo-nos na construção discursiva das línguas: os atos de representação, reprodução, negociação performativa e criatividade linguística, determinados pelos sistemas léxico-gramaticais, os valores, as ideologias e políticas linguísticas, configurados por contextos históricos, culturais, e artísticos e identitários. O programa desenvolve-se em 3 partes: partindo de uma introdução às abordagens linguísticas e sociolinguísticas dos conceitos de língua e multilinguismo, apresentam-se os seguintes temas: 1. Línguas, suas representações históricas, culturais, e linguísticas sedimentadas no tempo e espaço; 2. Dinâmicas performativas do uso linguístico: atos linguísticos, negociações de língua em interação real e virtual, práticas comunicativas e dinâmicas de cidadania: Estado, Mercado e Cultura; 3. Hegemonia linguística e as dinâmicas de identidade na construção do valor simbólico das línguas: voz, desigualdade linguística e políticas de língua, repertórios e conhecimentos linguísticos.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Clara Bicudo de Azeredo Keating

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Participação nas sessões e apresentações orais: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Ammon, U. D. N., Mattheier, K. J., & Trudgill, P. (2006). Sociolinguistics / Soziolinguistik. Berlin: Walter de Gruyter

Blommaert, J. (2005). Discourse. London: Cambridge University Press

Grillo, R. (2009 [1989]). Dominant Languages: Language and Hierarchy in Britain and France. London: Cambridge University Press

Lodge, A. (1993). French: From Dialect to Standard. London: Routledge

Martin-Jones, M., Blackledge, A., & Creese, A. (2012). The Routledge Handbook of Multilingualism. London: Routledge

Maybin, J., & Swann, J. (2006) TheArtofEnglish: everydaycreativity. London: The Open UniversityPress

Ostler, N. (2005). Empires of the Word: A Language History of the World. London, New York, Toronto and Sydney: HarperPerennial

Testa, E. (2014). L' italiano nascosto. Una storia linguistica e culturale. Torino: Einaudi

Wodak, R., de Cillia, R., Reisigland, M., & Liebhart, K. (2009 [1999]). The Discursive Construction of National Identity. Extended Edition. Edinburgh: Edinburgh University Press