Cultura Americana

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02006246
Área Científica
Cultura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Bons conhecimentos de língua inglesa.

Métodos de Ensino

Métodos expositivos e interativos, incluindo a leitura (close-reading) e análise de textos no sentido lato do termo (e.g. textos literários, canções e música, filmes, programas televisivos e fotografia); comentário e discussão; apresentações orais; trabalhos individuais escritos; trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que as/os estudantes:

– identifiquem, definam e utilizem corretamente conceitos relevantes no âmbito da cultura americana;

– adquiram um conhecimento substancial da diversidade de culturas resultante de uma sociedade de imigração e das dinâmicas que entre elas se foram estabelecendo;

– compreendam a cultura americana como um terreno de poderes desiguais, no qual os significados são disputados por várias vozes;

– adquiram instrumentos de análise e reflexão específicas sobre a cultura americana;

– desenvolvam uma perspetiva crítica sobre os tópicos em discussão;

– desenvolvam capacidades de pesquisa autónoma.

Estágio(s)

Não

Programa

Concebendo a sociedade americana como uma multiplicidade de grupos, referências e expressões, este seminário explorará um tópico ou um conjunto de tópicos centrais da cultura americana, e.g. questões de identidade, imigração, cultura popular e consumismo, representações e excecionalismo, entre outros, e de modos e formas culturais (e.g. banda desenhada, cinema, séries de televisão – sit-coms – e música) As diversas perspetivas apresentadas em justaposição permitirão salientar a complexidade da cultura enquanto terreno em que participam diferentes vozes, que debatem e disputam significados – e.g. o que é a “americanidade”, a identidade americana, a nação, etc. A discussão destes temas permitirá ainda familiarizar os/as estudantes com os métodos e debates atuais na área dos Estudos Americanos.

N.B. O Programa e a bibliografia poderão variar de edição para edição, dependendo do/a docente responsável pela cadeira.

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Florentino Mendes Canelo

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Participação, apresentação oral e outros elementos: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

Bigsby, C. ed. (2006). The Cambridge Companion to Modern American Culture.Cambridge: Cambridge UP.

Campbell, N., Kean, A. (2006). American Cultural Studies. An Introduction to American Culture. London and New York: Routledge.

Gerstle, Gary. (2001). American Crucible. Race and Nation in the Twentieth Century. Princeton: Princeton UP.

K Kaplan, Amy, Pease D. (Eds.) (1994).Cultures of United States Imperialism. Durham: Duke UP.

Lawrence L. (1996). The Opening of the American Mind: Canons, Culture, and History. Boston: Beacon P.

Pease, D. (2009). The New American Exceptionalism. Minneapolis: University of Minnesota P.

Takaki, R. (1993). A Different Mirror: A History of Multicultural America. Boston: Little, Brown and Co.

Takaki, R. (1998). A Larger Memory: A History of Our Diversity with Voices. Boston: Little, Brown and Co.

Zinn, H. (2003). A People’s History of the United States. 1492—Present. New York: Harper Collins.