Cultura Americana
1
2019-2020
02006246
Cultura
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Bons conhecimentos de língua inglesa.
Métodos de Ensino
Métodos expositivos e interativos, incluindo a leitura (close-reading) e análise de textos no sentido lato do termo (e.g. textos literários, canções e música, filmes, programas televisivos e fotografia); comentário e discussão; apresentações orais; trabalhos individuais escritos; trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que as/os estudantes:
– identifiquem, definam e utilizem corretamente conceitos relevantes no âmbito da cultura americana;
– adquiram um conhecimento substancial da diversidade de culturas resultante de uma sociedade de imigração e das dinâmicas que entre elas se foram estabelecendo;
– compreendam a cultura americana como um terreno de poderes desiguais, no qual os significados são disputados por várias vozes;
– adquiram instrumentos de análise e reflexão específicas sobre a cultura americana;
– desenvolvam uma perspetiva crítica sobre os tópicos em discussão;
– desenvolvam capacidades de pesquisa autónoma.
Estágio(s)
NãoPrograma
Concebendo a sociedade americana como uma multiplicidade de grupos, referências e expressões, este seminário explorará um tópico ou um conjunto de tópicos centrais da cultura americana, e.g. questões de identidade, imigração, cultura popular e consumismo, representações e excecionalismo, entre outros, e de modos e formas culturais (e.g. banda desenhada, cinema, séries de televisão – sit-coms – e música) As diversas perspetivas apresentadas em justaposição permitirão salientar a complexidade da cultura enquanto terreno em que participam diferentes vozes, que debatem e disputam significados – e.g. o que é a “americanidade”, a identidade americana, a nação, etc. A discussão destes temas permitirá ainda familiarizar os/as estudantes com os métodos e debates atuais na área dos Estudos Americanos.
N.B. O Programa e a bibliografia poderão variar de edição para edição, dependendo do/a docente responsável pela cadeira.
Docente(s) responsável(eis)
Maria José Florentino Mendes Canelo
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Participação, apresentação oral e outros elementos: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%
Bibliografia
Bigsby, C. ed. (2006). The Cambridge Companion to Modern American Culture.Cambridge: Cambridge UP.
Campbell, N., Kean, A. (2006). American Cultural Studies. An Introduction to American Culture. London and New York: Routledge.
Gerstle, Gary. (2001). American Crucible. Race and Nation in the Twentieth Century. Princeton: Princeton UP.
K Kaplan, Amy, Pease D. (Eds.) (1994).Cultures of United States Imperialism. Durham: Duke UP.
Lawrence L. (1996). The Opening of the American Mind: Canons, Culture, and History. Boston: Beacon P.
Pease, D. (2009). The New American Exceptionalism. Minneapolis: University of Minnesota P.
Takaki, R. (1993). A Different Mirror: A History of Multicultural America. Boston: Little, Brown and Co.
Takaki, R. (1998). A Larger Memory: A History of Our Diversity with Voices. Boston: Little, Brown and Co.
Zinn, H. (2003). A People’s History of the United States. 1492—Present. New York: Harper Collins.