Estágio e Relatório
2
2022-2023
02003953
Iniciação à Prática Profissional
Português
Alemão
Espanhol
Francês
Inglês
Presencial
48.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Aprovação nas unidades curriculares do 1º ano do curso.
Métodos de Ensino
A ESTÁGIO
1) Acompanhamento pelo orientador de escola, incluindo observação de aulas, apreciação crítica de aulas dos estagiários e sessões de trabalho com o orientador
2) Acompanhamento individual pelo orientador da Faculdade, incluindo observação de aulas dos estagiários e respetiva apreciação crítica, e ainda apoio à planificação/reflexão sobre prática pedagógica
3) Apreciação crítica do estagiário sobre o seu desempenho e o dos colegas de núcleo, cujas aulas observa
B RELATÓRIO
Acompanhamento pelo orientador da Faculdade, com atendimento para apoio à pesquisa bibliográfica/elaboração do relatório.
Resultados de Aprendizagem
A ESTÁGIO
Os estagiários devem desenvolver
1.capacidade de planificar aulas/unidades didáticas adequadas aos alunos, articulando materiais e estratégias e fundamentando opções
2.capacidade de executar aulas comunicando eficazmente e gerindo adequadamente tempo e interação em aula
3.competências na construção e aplicação de instrumentos de avaliação
4.consciência das responsabilidades profissionais alargadas inerentes à docência
5.capacidade de aprender e evoluir a partir de observação, experiência, crítica e auto-reflexão, bem como da investigação sobre o tema didático-pedagógico escolhido, realizada no âmbito dos seminários e com aplicação prática no estágio
B RELATÒRIO
Os alunos devem desenvolver
1.competências de análise crítica e reflexão sobre as atividades do estágio
2.capacidade de investigar sobre um tema didático-pedagógico, usando criticamente bibliografia adequada, articulando-a com a experiência prática do estágio, e expondo a sua investigação de forma coerente e reflexiva.
Estágio(s)
SimPrograma
A ESTÁGIO
1.Observação de aulas do orientador da escola e de colegas estagiários acompanhamento do orientador noutras tarefas
2.Planificação e lecionação de aulas em turma do orientador, seguidas de apreciação crítica
3.Reflexão sobre os seguintes tópicos, em sessões com orientador e comentário de aulas
a) Planos de aula/unidade didática: estrutura, objetivos, conteúdos
b) Materiais didáticos: seleção, produção e integração na planificação
c) Atividades e estratégias de ensino/aprendizagem: adequação, diversidade, coerência
d)Gestão da aula: tempo, comunicação, interação
e)Instrumentos de avaliação e critérios de correção
f)Uso da competência linguística, comunicativa e cultural na docência.
B RELATÓRIO
1.Descrição e reflexão crítica sobre atividades do estágio
2.Apresentação do tema didático-pedagógico escolhido e da investigação realizada, articulando de modo crítico e coerente pesquisa bibliográfica, aplicação dos conhecimentos adquiridos na prática pedagógica e resultados obtidos.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Silva Machado
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório final: 40.0%
Prática Pedagógica Supervisionada: 60.0%
Bibliografia
A bibliografia varia consoante os temas escolhidos por cada formando/a para o seu relatório final.
References depend on the teacher trainees' fields of study and the topics chosen for their final report.