Tópicos de Língua e de Literatura Portuguesas

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025669
Área Científica
Área de Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Literatura Portuguesa e Linguística Portuguesa realizadas no 1º ciclo de estudos.

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos temas assenta em exposições de enquadramento, a complementar com tarefas de natureza interativa e de tratamento de dados empíricos. Assim, a metodologia utilizada interseta o método ativo e expositivo.

Resultados de Aprendizagem

No módulo Tópicos de Língua Portuguesa, o aluno deverá, concluído o semestre, ser capaz de:
- compreender os conceitos básicos do programa;
- identificar a presença de deíticos num texto e compreender a sua funcionalidade;
- correlacionar diferentes estruturas linguísticas com diferentes intenções comunicativas e distintas situações sociais de uso da língua;
- detetar problemas de coesão textual/discursiva e ser capazes de os resolver.
No módulo Tópicos de Literatura Portuguesa, o aluno deverá, concluído o semestre, ser capaz de:

- compreender os conceitos básicos do programa;
- correlacionar textos literários de diversos géneros e tipologias;
- detetar relações de natureza intertextual;
- perspetivar e desenvolver práticas e estratégias de leitura literária que articulem as várias dimensões de construção e significado do texto.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A deixis em Português (pessoal, temporal e espacial)
2. Atos de fala em Português
3. Texto/discurso e coesão
4. Conceitos operatórios fundamentais: modo literário; género literário; intertextualidade; hibridismo
5. Codificação semiótica do texto literário: linguagem literária; funcionamento semiótico do texto literário
6. Núcleos de textualidade canónica: identificação e análise de textos literários contemplados nos programas escolares que sejam representativos dos conceitos fundamentais da disciplina, nomeadamente modo e género, no quadro específico da literatura portuguesa
7. Tipologias textuais e leitura literária: identificação e mobilização de estratégias de contacto com os textos literários que explorem a sua riqueza estética e comunicativa.

Docente(s) responsável(eis)

Anabela Santos Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de investigação: 40.0%

Bibliografia

Bernardes, J. (2010). Cultura literária e formação de professores. Separata: Colóquio de Didáctica: Língua e literatura. Coimbra:FLUC
Borges, V. (2017). “Géneros literários”, in M. Matos et al. Introdução aos estudos literários (pp. 370-401), Coimbra, Almedina.
Correia, A.M.L (2013).“Literatura e outras artes”, Revista de Estudos Literários, 3, 187-210
Gouveia, C. (1996). “Pragmática”. In I. Faria et al.(orgs.) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa (pp. 383-419). Lisboa: Caminho
Lima, J.P. (2007). Pragmática Linguística. Lisboa:Caminho
Lopes, A.C.M. (2018). Pragmática. Uma introdução. Coimbra:IUC
Lopes, A.C.M. e Carapinha, C.(2013) Texto, coesão e coerência. Coimbra: Almedina
Mello. C. 2009). “Promoção da leitura literária no ensino básico”. Exedra,1, 91-106.
Raposo, E. et al. (2013) Gramática do Português, vol. II e III. Lisboa: F. C.Gulbenkian
Silva, V.M.A.(2010). As humanidades, os estudos culturais, o ensino da literatura e a política de língua portuguesa. Coimbra: Almedina.