Seminário de Estudos Clássicos

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02025658
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso.

Métodos de Ensino

Os estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira e seguidas de um comentário por parte dos discentes e da docente.
As (eventuais) sessões dedicadas a temas complementares consistirão em exposição por parte da docente e comentário de exemplos ou pequenos exercícios por parte dos alunos.

Resultados de Aprendizagem

O seminário tem como objetivo principal apoiar a elaboração do relatório final do mestrado, com incidência sobre a componente temática e a reflexão sobre prática pedagógica. Assim, pretende-se que os alunos:
– dominem um conjunto considerável de fontes sobre o tema escolhido, que será sempre de natureza científico-didática, a fim de extraírem informação pertinente para a sua prática pedagógica e para integração no relatório;
– sejam capazes de desenvolver, na elaboração do relatório, uma argumentação coerente, fundamentada em princípios pedagógico-didáticos e em exemplos práticos, bem como devidamente documentada.

Estágio(s)

Não

Programa

Os tópicos a abordar correspondem aos temas escolhidos pelos estudantes para o seu relatório final e podem ser complementados pelo tratamento de outras questões relevantes no âmbito do ensino do Latim.

Docente(s) responsável(eis)

Fátima Margarida Mendes dos Reis de Sá Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas sessões: 10.0%
Apresentações orais com apresentação prévia de suporte escrito: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

A bibliografia sugerida pela docente dependerá dos temas de relatório final escolhidos pelos alunos.
References will be provided depending on the specific research topics chosen by the students.