Seminário de Estudos Clássicos

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02025658
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso.

Métodos de Ensino

Os estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira e seguidas de um comentário por parte dos discentes e da docente.
As (eventuais) sessões dedicadas a temas complementares consistirão em exposição por parte da docente e comentário de exemplos ou pequenos exercícios por parte dos alunos.

Resultados de Aprendizagem

O seminário tem como objetivo principal apoiar a elaboração do relatório final do mestrado, com incidência sobre a componente temática e a reflexão sobre prática pedagógica. Assim, pretende-se que os alunos:
– dominem um conjunto considerável de fontes sobre o tema escolhido, que será sempre de natureza científico-didática, a fim de extraírem informação pertinente para a sua prática pedagógica e para integração no relatório;
– sejam capazes de desenvolver, na elaboração do relatório, uma argumentação coerente, fundamentada em princípios pedagógico-didáticos e em exemplos práticos, bem como devidamente documentada.

Estágio(s)

Não

Programa

Os tópicos a abordar correspondem aos temas escolhidos pelos estudantes para o seu relatório final e podem ser complementados pelo tratamento de outras questões relevantes no âmbito do ensino do Latim.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Raquel Cravo da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas sessões: 10.0%
Apresentações orais com apresentação prévia de suporte escrito: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

A bibliografia sugerida pela docente dependerá dos temas de relatório final escolhidos pelos alunos.
References will be provided depending on the specific research topics chosen by the students.