Latim: Língua e Cultura

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02025642
Área Científica
Área de Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura com um mínimo de 40 ECTS na área de Latim

Métodos de Ensino

Os alunos são continuamente solicitados a intervir. A tónica será colocada na análise e tradução de textos latinos. Os conteúdos gramaticais serão introduzidos a partir dos textos estudados. Será usada a versão de frases para Latim, como forma de consolidação dos conteúdos gramaticais lecionados. Os trabalhos nas aulas são individuais ou em pequenos grupos. Os alunos são convidados a prepararem os textos e pequenas apresentações em casa. A avaliação é, portanto, contínua.

Resultados de Aprendizagem

1. Consolidação dos conhecimentos das estruturas da língua latina adquiridas no 1º ciclo, mediante o aprofundamento da morfologia e sintaxe e o recurso oportuno à fonética e morfologia históricas, de modo a conferir segurança para a futura prática pedagógica;

2. Desenvolvimento das competências de análise e de tradução de textos, de autores latinos dos programas do ensino secundário, e do reconhecimento das caraterísticas que distinguem o estilo de cada autor;

3. Aprofundamento dos elementos da cultura greco-latina presentes nos textos estudados.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Análise e tradução de textos de autores latinos selecionados de acordo com os programas do Ensino Secundário e com as necessidades dos futuros docentes;

2. Morfologia: aprofundamento e consolidação dos conhecimentos através do estudo da morfologia histórica e sistematização de elementos de fonética histórica;

3. Sintaxe latina: sistematização geral das estruturas da língua, incluindo algumas expressões da linguagem coloquial;

4. Léxico e relações etimológicas;

5. Características predominantes do estilo dos autores em estudo;

6. Temas de cultura greco-romana ocorrentes no texto ou propostos pelos programas do Ensino Secundário.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Mini Testes: 30.0%
Projecto: 30.0%
Apresentação oral de trabalho e respetiva discussão em aula: 40.0%

Bibliografia

Gaffiot, F. (1934 ). Dictionnaire illustré latin-français. Paris: Hachette.

Glare, P. G. W. (1997). Oxford Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press.

Ferreira, António Gomes (1998).  Dicionário de Latim-Português. Porto: Porto Editora.

Figueiredo, J. N.  & Almendra, M. A. (1998).  Compêndio de Gramática Latina (3ª ed.). Porto: Porto Editora.

Ernout, A. & Meillet, A. (1959).  Dictionnaire Étymologique de la Langue Latine (4ª ed.). Paris: Klincksieck.

Ernout, A. (1989).  Morphologie historique du latin (3ª ed.). Paris: Klincksieck.

Ernout, A.  et Thomas, F. (1989). Syntaxe latine (2e éd.). Paris: Klincksieck.

Niedermann, M. (1997). Précis de phonétique historique du latin. Paris: Klincksieck.

Lausberg, H. (1972). Elementos de retórica literária (2ª ed.). pref., trad. e adit. de R. M. Rosado Fernandes, Lisboa: Gulbenkian.

Louro Fonseca, C. A. (2000). Sic itur in Vrbem (7ª ed.), Coimbra: Instituto de Estudos Clássicos.