Estágio e Relatório

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025631
Área Científica
Iniciação à Prática Profissional
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
48.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas unidades curriculares do 1º ano do curso.

Métodos de Ensino

A. ESTÁGIO
1) Acompanhamento pelo orientador de escola, incluindo observação de aulas, apreciação crítica de aulas dos estagiários e sessões de trabalho com o orientador
2) Acompanhamento individual pelo orientador da Faculdade, incluindo observação de aulas dos estagiários e respetiva apreciação crítica, e ainda apoio à planificação/reflexão sobre prática pedagógica
3) Apreciação crítica do estagiário sobre o seu desempenho e o dos colegas de núcleo, cujas aulas observa
B. RELATÓRIO
Acompanhamento pelo orientador da Faculdade, com atendimento para apoio à pesquisa bibliográfica/elaboração do relatório.

Resultados de Aprendizagem

A.ESTÁGIO
Os estagiários devem desenvolver
1.capacidade de planificar aulas/unidades didáticas adequadas aos alunos, articulando materiais e estratégias e fundamentando opções
2.capacidade de executar aulas, comunicando eficazmente e gerindo adequadamente tempo e interação em aula
3.competências na construção e aplicação de instrumentos de avaliação

4.consciência das responsabilidades profissionais alargadas inerentes à docência
5.capacidade de aprender e evoluir a partir de observação, experiência, crítica e auto-reflexão, bem como da investigação sobre o tema didático-pedagógico escolhido realizada no âmbito dos seminários e com aplicação prática no estágio
B.RELATÒRIO
Os alunos devem desenvolver
1.competências de análise crítica e reflexão sobre as atividades do estágio
2.capacidade de investigar sobre um tema didático-pedagógico, usando criticamente bibliografia adequada, articulando-a com a experiência prática do estágio, e expondo a sua investigação de forma coerente e reflexiva

Estágio(s)

Sim

Programa

A.ESTÁGIO
1.Observação de aulas do orientador da escola e de colegas estagiários, acompanhamento do orientador noutras tarefas
2 Planificação e lecionação de aulas em turma do orientador, seguidas de apreciação crítica
3.Reflexão sobre os seguintes tópicos, em sessões com orientador e comentário de aulas
a) Planos de aula/unidade didática:estrutura, objetivos, conteúdos
b) Materiais didáticos: seleção, produção e integração na planificação
c) Atividades e estratégias de ensino/aprendizagem: adequação, diversidade, coerência
d) Gestão da aula: tempo, comunicação, interação
e) Instrumentos de avaliação e critérios de correção
f) Uso da competência linguística, comunicativa e cultural na docência
B.RELATÓRIO
1.Descrição e reflexão crítica sobre atividades do estágio
2.Apresentação do tema didático-pedagógico escolhido e da investigação realizada, articulando de modo crítico e coerente pesquisa bibliográfica, aplicação dos conhecimentos adquiridos na prática pedagógica e resultados obtidos

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Silva Machado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório final: 40.0%
Prática Pedagógica Supervisionada: 60.0%

Bibliografia

A bibliografia varia consoante os temas escolhidos por cada formando/a para o seu relatório final.
References depend on the teacher trainees' fields of study and the topics chosen for their final report.