Didática do Latim

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025620
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura com um mínimo de 40 ECTS na área de Latim.

Métodos de Ensino

-Exposição por parte da docente.
-Diálogo docente-alunos.
-Leitura, análise e comentário de programas, manuais, testes, planificações, materiais variados, etc.
-Simulação de situações de ensino-aprendizagem semelhantes às do estágio pedagógico e reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos:
- compreendam o conceito de Didática, em particular aplicado ao processo de ensino-aprendizagem do Latim;
- percebam a especificidade do ensino-aprendizagem do Latim;
- se apercebam da perenidade do Latim no mundo contemporâneo;
- conheçam os documentos programáticos de Latim e diferentes manuais do Ensino Secundário;
- dominem estratégias de leitura, de exploração de texto, de introdução de conteúdos gramaticais, lexicais e culturais/civilizacionais em contexto de sala de aula;

- percebam a pertinência das relações lexicais no ensino-aprendizagem do Latim;
- conheçam distintos recursos utilizáveis na sala de aula como forma de apoiar o processo de ensino-aprendizagem;
- compreendam como elaborar planos de Unidade e de Aula;
- apliquem os conhecimentos adquiridos na execução de planificações;
- consolidem as competências no domínio da língua e da cultura latinas;
- conheçam vários instrumentos de avaliação;
- desenvolvam uma atitude crítica.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Didática do Latim: a integração de saberes numa disciplina de Didática Específica.
2. Documentos reguladores das práticas de ensino do Latim no Ensino Secundário
3. O ensino-aprendizagem do Latim no Ensino Secundário
3.1. Planificação da prática letiva
3.2. Criação e exploração didático-pedagógica de recursos e materiais
3.2.1. A presença do Latim no nosso quotidiano
3.2.2. Abordagens integradoras de conteúdos gramaticais, lexicais e culturais/civilizacionais
3.2.3. Manuais de Latim: abordagens críticas
3.2.4. Técnicas de leitura e de tradução do texto latino
3.2.5. Recursos educacionais abertos (REA) e TIC no ensino-aprendizagem do Latim
3.2.6. Outros recursos para o ensino-aprendizagem do Latim
3.3. Avaliação da aprendizagem.

Docente(s) responsável(eis)

Susana Maria Duarte da Hora Marques Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Mini Testes: 50.0%

Bibliografia

Para além de bibliografia específica sugerida a propósito de cada conteúdo, de volumes de atas resultantes de colóquios/ congressos sobre o ensino das línguas clássicas e de de publicações periódicas como a Ágora (U.Aveiro),o BEC (U.Coimbra), a Clássica (U.Lisboa), a Thamyris (U. Málaga) e a Latina Didaxis (U. Génova):
- Augé, D. (2014), Refonder l’enseignement des langues anciennes: le défi de la lecture. Grenoble.
- Bakhouche, B. et Duthoit, E. (2013), “Méthodes d’apprentissage du latin à l’Université: entre tradition et innovation”, Revue internacional de pédagogie de l’enseignement supérieur 29. 1. Disponível em http://ripes.revues.org/702
- Cravo, C. e Marques, S., eds. (2017), O ensino das Línguas Clássicas: Reflexões e experiências didáticas. Coimbra.
- Lister, B. (2007), Changing Classics in Schools. Cambridge.
- Zabalza, M. (2003, 7ª ed.), Planificação e desenvolvimento curricular na escola. Porto.