Didática do Latim

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02025620
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura com um mínimo de 40 ECTS na área de Latim

Métodos de Ensino

- Exposição por parte da docente;

- Diálogo docente-alunos;

- Leitura, análise e comentário de programas, manuais, testes, planificações, materiais, etc;

- Simulação de situações de ensino-aprendizagem semelhantes às do estágio pedagógico.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos:

- Compreendam o conceito de Didática, em particular aplicado ao processo de ensino-aprendizagem do Latim;

- Percebam a especificidade do ensino-aprendizagem do Latim;

- Se apercebam da perenidade das Línguas Clássicas no mundo contemporâneo;

- Conheçam os programas de Latim e os manuais do Ensino Secundário;

- Dominem estratégias de leitura, de exploração de texto, de introdução de conteúdos gramaticais, lexicais e culturais/civilizacionais em contexto de sala de aula;

- Percebam a pertinência das relações lexicais no ensino-aprendizagem do Latim;

- Conheçam distintos recursos utilizáveis na sala de aula como forma de apoiar o processo de ensino-aprendizagem;

- Compreendam como elaborar planos de Unidade e de Aula;

- Apliquem os conhecimentos adquiridos na execução de planificações;

- Consolidem as competências no domínio da língua latina;

- Conheçamvários instrumentos de avaliação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Didática do Latim: a integração de saberes numa disciplina de Didática Específica.

2. A presença das Línguas Clássicas no nosso quotidiano.

3. Programas e manuais de Latim do Ensino Secundário.

4. Questões específicas no processo de ensino-aprendizagem do Latim.

   4.1. Leitura do texto latino.

   4.2. Técnicas de tradução.

   4.3. Abordagem de conteúdos gramaticais, lexicais e culturais/civilizacionais.

   4.4. Uso do dicionário.

   4.5. Estudo de alguns textos de autores dos programas do Ensino Secundário.

5. Recursos ao serviço do ensino-aprendizagem do Latim no Ensino Secundário.

6. Planificação da prática letiva.

7. Execução da planificação e reflexão sobre a ação realizada.

8. Avaliação da prática pedagógica.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Mini Testes: 50.0%

Bibliografia

Para além de publicações periódicas como a Ágora (U.Aveiro), a Aufidus (Roma), o BEC (U.Coimbra), a Clássica (U.Lisboa):

- Garrido, S. (Ed.)(2006). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo.

- Ribeiro Ferreira, J. & Barata, P. (Eds.)(2003)Actas do Congresso “Som e Imagem no Ensino dos Estudos Clássicos”. Coimbra: Instituto de Estudos Clássicos.

- (1993-1995).Actas dos Congresso “As Línguas Clássicas: Investigação e Ensino”. Coimbra.

- (1996). Actas do Congresso “As Línguas Clássicas: Investigação e Ensino”. Aveiro.

- Aziza, C., Dubuisson, M., & Famerie, E.(1986) L’Enseignement des Langues Anciennes aux Grands Débutants. Problèmes, méthodes, finalités. Liège.

- Valcárcel, V. (Ed.)(1995). Didactica del Latín. Actualización científicopedagógica. Madrid.

- Adrados, F. R. (Ed.)(1990). Didáctica de las Humanidades Clássicas. Madrid.

- Jabouille, V. (1992)Subsídios para uma bibliografia da Didáctica das Línguas Clássicas: Lisboa.