Didática do Latim
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2018-2019
02025620
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Licenciatura com um mínimo de 40 ECTS na área de Latim
Métodos de Ensino
- Exposição por parte da docente;
- Diálogo docente-alunos;
- Leitura, análise e comentário de programas, manuais, testes, planificações, materiais, etc;
- Simulação de situações de ensino-aprendizagem semelhantes às do estágio pedagógico.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos:
- Compreendam o conceito de Didática, em particular aplicado ao processo de ensino-aprendizagem do Latim;
- Percebam a especificidade do ensino-aprendizagem do Latim;
- Se apercebam da perenidade das Línguas Clássicas no mundo contemporâneo;
- Conheçam os programas de Latim e os manuais do Ensino Secundário;
- Dominem estratégias de leitura, de exploração de texto, de introdução de conteúdos gramaticais, lexicais e culturais/civilizacionais em contexto de sala de aula;
- Percebam a pertinência das relações lexicais no ensino-aprendizagem do Latim;
- Conheçam distintos recursos utilizáveis na sala de aula como forma de apoiar o processo de ensino-aprendizagem;
- Compreendam como elaborar planos de Unidade e de Aula;
- Apliquem os conhecimentos adquiridos na execução de planificações;
- Consolidem as competências no domínio da língua latina;
- Conheçamvários instrumentos de avaliação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Didática do Latim: a integração de saberes numa disciplina de Didática Específica.
2. A presença das Línguas Clássicas no nosso quotidiano.
3. Programas e manuais de Latim do Ensino Secundário.
4. Questões específicas no processo de ensino-aprendizagem do Latim.
4.1. Leitura do texto latino.
4.2. Técnicas de tradução.
4.3. Abordagem de conteúdos gramaticais, lexicais e culturais/civilizacionais.
4.4. Uso do dicionário.
4.5. Estudo de alguns textos de autores dos programas do Ensino Secundário.
5. Recursos ao serviço do ensino-aprendizagem do Latim no Ensino Secundário.
6. Planificação da prática letiva.
7. Execução da planificação e reflexão sobre a ação realizada.
8. Avaliação da prática pedagógica.
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Mini Testes: 50.0%
Bibliografia
Para além de publicações periódicas como a Ágora (U.Aveiro), a Aufidus (Roma), o BEC (U.Coimbra), a Clássica (U.Lisboa):
- Garrido, S. (Ed.)(2006). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo.
- Ribeiro Ferreira, J. & Barata, P. (Eds.)(2003)Actas do Congresso “Som e Imagem no Ensino dos Estudos Clássicos”. Coimbra: Instituto de Estudos Clássicos.
- (1993-1995).Actas dos Congresso “As Línguas Clássicas: Investigação e Ensino”. Coimbra.
- (1996). Actas do Congresso “As Línguas Clássicas: Investigação e Ensino”. Aveiro.
- Aziza, C., Dubuisson, M., & Famerie, E.(1986) L’Enseignement des Langues Anciennes aux Grands Débutants. Problèmes, méthodes, finalités. Liège.
- Valcárcel, V. (Ed.)(1995). Didactica del Latín. Actualización científicopedagógica. Madrid.
- Adrados, F. R. (Ed.)(1990). Didáctica de las Humanidades Clássicas. Madrid.
- Jabouille, V. (1992)Subsídios para uma bibliografia da Didáctica das Línguas Clássicas: Lisboa.