Seminário de Português II

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025614
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso.

Métodos de Ensino

Os/As estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira e seguidas de um comentário por parte dos/as discentes e da docente.
As (eventuais) sessões dedicadas a temas complementares consistirão em exposição por parte da docente e comentário de exemplos ou pequenos exercícios por parte dos/as alunos/as.

Resultados de Aprendizagem

Neste seminário os/as estudantes deverão:
1. Aprofundar conhecimentos metodológicos, empíricos e deontológicos na área da docência e da didática específica do Português;

2. Desenvolver capacidade de autorreflexão sobre práticas e resultados da atividade letiva, com vista a uma
melhoria contínua da docência;
3. Dominar um conjunto considerável de fontes de natureza científico-didática relevantes para o tema do relatório, bem como para a prática pedagógica;
4. Saber aplicar códigos de escrita académica;
5. Argumentar de forma coerente e fundamentada em princípios pedagógico-didáticos e em exemplos práticos e devidamente documentados;
6. Concluir a primeira redação do relatório de estágio, com incidência na didatização e na autorreflexão sobre prática pedagógica.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A prática pedagógica supervisionada em contexto escolar.
2. Conceptualização aprofundada dos temas científico-didáticos escolhidos pelos/as estudantes para o relatório final;
3. Métodos e instrumentos de recolha de informação e identificação de problemas e ações apropriadas para a sua abordagem.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Silva Machado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas sessões: 10.0%
Apresentações orais com apresentação prévia de suporte escrito: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

AA.VV. (2008). Actas. Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. Lisboa: ME.
AA.VV. (2000). Didáctica da língua e da literatura. Coimbra: Almedina;
BERNARDES, J. e Mateus, R. (2013). Literatura e ensino do português. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
CASTRO, R. (2005). O Português nas escolas. Ensaios sobre a língua e a literatura no ensino secundário. Coimbra: Almedina.
CASTRO, R. de e SOUSA, M. de (1999). Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas. Braga: Angelus Novus.
DUARTE, I. e Mourão, P. (org.) (2006). Ensino do Português para o Século XXI. Lisboa: Colibri.
DUARTE, I. e Figueiredo, O. (orgs.) (2011). Português, língua e ensino. Porto: U. Porto Editorial.
LUÍS, A. R. et al. (orgs.) (2019). A formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticas. Coimbra: IUC.
SOUSA, M. de L. D. de (1993). A interpretação de textos nas aulas de português. Porto: Asa.