Seminário de Português II

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02025614
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso

Métodos de Ensino

Os/As estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira e seguidas de um comentário por parte dos/as discentes e da docente.

As (eventuais) sessões dedicadas a temas complementares consistirão em exposição por parte da docente e comentário de exemplos ou pequenos exercícios por parte dos/as alunos/as.

Resultados de Aprendizagem

O seminário tem como objetivo principal apoiar a elaboração do relatório final do mestrado, com incidência sobre a componente temática e a reflexão sobre prática pedagógica. Assim, pretende-se que os/as alunos/as

– dominem um conjunto considerável de fontes sobre o tema escolhido, que será sempre de natureza científico-didática, a fim de extraírem informação pertinente para a sua prática pedagógica e para integração no relatório;

– sejam capazes de desenvolver, na elaboração do relatório, uma argumentação coerente, fundamentada em princípios pedagógico-didáticos e exemplos práticos e devidamente documentada.

Estágio(s)

Não

Programa

Os tópicos a abordar correspondem aos temas escolhidos pelos/as estudantes/as para o seu relatório final, cuja discussão levará, em geral, ao estabelecimento de ligações com temas lecionados nas disciplinas do 1.º ano do curso (na área de Didática, mas também em outras), possibilitando o aprofundamento e enriquecimento da matéria dada através da relação com a prática pedagógica. Os temas dos relatórios poderão ainda ser complementados pelo tratamento de outras questões relevantes no âmbito da didática da Língua e da Literatura Portuguesas.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Oliveira Loureiro

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Participação nas sessões: 10.0%
Apresentações orais com apresentação prévia de suporte escrito: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

AAVV (2008). Actas. Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. Lisboa: Ministério da Educação.

AA.VV. Didáctica da língua e da literatura. Coimbra: Almedina; ILLP/FLUC. 

BARDIN, L. (1977). L'analyse de contenu. Paris : PUF.

(2000). Análise de conteúdo.  Lisboa : Ed. 70

CASTRO, R. V. de (2005). O Português nas escolas. Ensaios sobre a língua e a literatura no ensino secundário. Coimbra: Almedina.

CASTRO, R. V. de e SOUSA, M de L. D. de (1999). Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas. Braga: Angelus Novus. 

DUARTE, I. e Mourão, P. (org.). Ensino do Português para o Século XXI. Lisboa: Colibri.

DUARTE, I. M. e Figueiredo, O. (orgs.) (2011). Português, língua e ensino. Porto: U. Porto Editorial.

MELLO, C. (2010 ) "Da biblioteca académica ao contexto pedagógico da leitura" in Colóquio Didáctico. Lingua e Literatura. Coimbra: FLUC.

SOUSA, M. de L.  D. de (1993). A interpretação de textos nas aulas de português. Porto: Asa.