Seminário de Português I
2
2018-2019
02025603
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino são essencialmente interativos, com base em apresentações orais, trabalhos de grupo e discussão da bibliografia, a leitura e apresentação de textos críticos referentes a temas científico-didácticos, seguidos de debate, discussão de temas e problemas concretos derivados diretamente da prática pedagógica supervisionada, realização de tarefas de pesquisa ou de escrita semanais.
Resultados de Aprendizagem
Neste seminário os/as estudantes deverão:
1. Aprofundar conhecimentos metodológicos, empíricos e deontológicos na área da docência e didáctica específica do Português;
2. Adquirir métodos e instrumentos de trabalho indispensáveis à produção do Relatório de Estágio;
3. Desenvolver capacidades de
– mobilização de informação relevante na análise de questões de âmbito pedagógico e didático;
– análise e enquadramento de questões novas, tendo por base instrumentos conceptuais da área de especialidade;
– aplicação crítica de métodos e teorias estudados;
– aplicação de competências de investigação e de procedimentos metodológicos relevantes, dominando métodos e técnicas de documentação;
– comunicação, argumentação e debate crítico.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A prática pedagógica supervisionada em contexto escolar.
2. Normas para a elaboração de um trabalho académico.
3. Como estruturar um Relatório de Estágio: partes constituintes e métodos para a recolha de informação.
4. Discussão de tópicos relacionados com os temas científico-didácticos escolhidos pelos/as estudantes para o seu relatório final.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Silva Machado
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Participação ativa nas discussões e debates realizados nos seminários: 20.0%
Síntese crítica e apresentação oral e escrita de fontes consultadas sobre o tema monográfico: 30.0%
Trabalho de síntese - Elaboração da 1ª parte do relatório: 50.0%
Bibliografia
AAVV (2008). Actas. Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. Lisboa: Ministério da Educação.
AA.VV. Didáctica da língua e da literatura. Coimbra: Almedina; ILLP/FLUC.
BARDIN, L. (1977). L'analyse de contenu. Paris : PUF.
(2000). Análise de conteúdo. Lisboa : Ed. 70
CASTRO, R. V. de (2005). O Português nas escolas. Ensaios sobre a língua e a literatura no ensino secundário. Coimbra: Almedina.
CASTRO, R. V. de e SOUSA, M de L. D. de (1999). Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas. Braga: Angelus Novus.
DUARTE, I. e Mourão, P. (org.). Ensino do Português para o Século XXI. Lisboa: Colibri.
DUARTE, I. M. e Figueiredo, O. (orgs.) (2011). Português, língua e ensino. Porto: U. Porto Editorial.
MELLO, C. (2010 ) "Da biblioteca académica ao contexto pedagógico da leitura" in Colóquio Didáctico. Lingua e Literatura. Coimbra: FLUC.
SOUSA, M. de L. D. de (1993). A interpretação de textos nas aulas de português. Porto: Asa.