Língua Portuguesa: Usos

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025598
Área Científica
Área de Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Linguística do 1º ciclo em Português.

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos temas assenta em momentos de caráter mais expositivo, para a apresentação dos conceitos teóricos nucleares, combinados com uma metodologia mais interativa em que se privilegia o trabalho autónomo dos estudantes, com a realização de tarefas que visam a exploração de conceitos previstos no programa e a sua aplicação prática, nomeadamente com a conceção de atividades de didatização de conteúdos pragmáticos para o Ensino Básico e Secundário.

Resultados de Aprendizagem

No fim do semestre, os alunos deverão ser capazes de: -compreender os conceitos básicos do programa; - identificar a presença de deíticos num texto e compreender a sua funcionalidade; - correlacionar diferentes estruturas linguísticas com diferentes intenções comunicativas e distintas situações sociais de uso da língua; - identificar e compreender os tipos de inferências através dos quais reconstituímos significados implícitos; - detetar problemas de coesão textual e ser capazes de os resolver.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Competência linguística e competência comunicativa 2. A dêixis em Português 2.1. Dêixis pessoal 2.2. Dêixis temporal 2.3. Dêixis espacial 3. Atos de fala em Português 3.1. Diferentes classes de atos de fala e sua expressão em Português 3.2. Atos de fala diretos e atos de fala indiretos 4. Princípios reguladores da interação verbal 5. Texto/discurso e coesão.

Docente(s) responsável(eis)

Sara Margarida dos Santos Feio de Sousa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 25.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Projecto: 45.0%

Bibliografia

Duarte, I.(2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa:Universidade Aberta. Fonseca, J. (1994). Pragmática Linguística. Introdução, teoria e descrição do Português. Porto: Porto Editora. Gouveia, C. (1996). Pragmática. In I.H.Faria, E.R.Pedro, I.Duarte, & C. Gouveia (orgs.) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho. Lima, J. P. de (2007). Pragmática Linguística. Lisboa: Caminho. Lopes, A.C.M. e Carapinha, C. (2013). Texto, coesão e coerência. Coimbra: Almedina. Lopes, A. C. M. (2018). Pragmática. Uma Introdução. Coimbra: Imprensa da Universidade. Mateus, M.H.M. et al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho. Raposo et al. (2013). Gramática do Português, vol. 2. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Raposo et al. (2020). Gramática do Português, vol. 3. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.