Educação Literária

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025576
Área Científica
Área de Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento da literatura de língua portuguesa e domínio das suas coordenadas linguísticas, estético-literárias e culturais.

Métodos de Ensino

Exposição e discussão de conteúdos históricos-literários e de conceitos teóricos; prática de leitura literária.
Realização coletiva de uma antologia de excertos literários e/ou obras de leitura integral a explorar em termos de educação literária.

Resultados de Aprendizagem

Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
- dominar os conceitos básicos tratados no programa;
- dominar características da literatura juvenil em língua portuguesa;
- conhecer os clássicos da literatura universal recomendados no PNL
- adequar a seleção literária à educação de adultos;
- desenvolver estratégias que fomentem o gosto pela literatura em diversos contextos.

Estágio(s)

Não

Programa

Educação literária nos Programas de Português do Ensino Básico e do Ensino Secundário – recomendações e práticas
Gosto pela literatura vs iliteracia estética
Literatura juvenil e crossover fiction
Andragogia e literatura
Literatura de língua portuguesa e literatura universal
Leitura crítica do PNL: critérios, faixas etárias.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Albuquerque Figueiredo Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Resolução de problemas: 40.0%

Bibliografia

Alcoforado, J. (2008). Competências, Cidadania e Profissionalidade: limites e desafios para a construção de um modelo português de educação e formação de adultos. Coimbra: FPCE.
Azevedo, F.; Balça, A. (2016). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor.
Balça, A.; Pires, M. (2013). Literatura infantil e juvenil. Formação de leitores. Santillana-Rede Internacional de Universidades Leitoras.
Beckett, S. (2009). Crossover fiction: global and historical perspectives. New York; London: Routledge.
Cano Vela, A. & Valverde, C. (2003). Canon, Literatura infantil y juvenile y otras literaturas. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha.
Gruner, E.R. (2019). Constructing the Adolescent Reader in Contemporary Young Adult Fiction. London: Palgrave.
Pires, M. (2005). Pontes e Fronteiras. Da literatura tradicional à literatura contemporânea. Lisboa: Caminho
Silver, H.F.; Strong, R.W.; Perini, M. J. (2010). Inteligências Múltiplas e Estilos de Aprendizagem. Porto: Porto Editora.