Educação Literária

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02025576
Área Científica
Área de Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento da literatura de língua portuguesa e domínio das suas coordenadas linguísticas, estético-literárias e culturais.

Métodos de Ensino

Exposição e discussão de conteúdos históricos-literários e de conceitos teóricos; prática de leitura literária.

Realização coletiva de uma antologia de excertos literários e/ou obras de leitura integral a explorar em termos de educação literária.

Resultados de Aprendizagem

Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:

- dominar os conceitos básicos tratados no programa;

- dominar a história da  literatura juvenill em  língua portuguesa;

- conhecer os clássicos da literatura universal recomendados no PNL

- adequar a seleção literária à educação de adultos;

- desenvolver estratégias que fomentem o gosto pela literatura.

Estágio(s)

Não

Programa

Educação literária nos Programas de Português do Ensino Básico  e do Ensino Secundário – recomendações e práticas.

Gosto pela literatura vs iliteracia estética.

Literatura  juvenil e crossover fiction.

Androgogia e literatura.

Literatura de língua portuguesa e literatura universal.

Leitura crítica do PNL: critérios, faixas etárias.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Albuquerque Figueiredo Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Resolução de problemas: 40.0%

Bibliografia

Alcoforado, J. (2008). Competências, Cidadania e Profissionalidade: limites e desafios para a construção de um modelo português de educação e formação de adultos. Coimbra: FPCE.

Balça, A. & M. Pires (2013).  Literatura infantil e juvenil. Formação de leitores. Santillana, -  Rede Internacional de Universidades Leitoras.

Beckett, S. (2009). Crossover fiction : global and historical perspectives. New York ; London : Routledge.

Calvino, I. (1994).  Porquê Ler os Clássicos. Lisboa: Teorema.

Cano Vela, A. & Valverde, C. (2003). Canon, Literatura infantil y juvenile y otras literaturas. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha.

Colomer, T. (1998). La formación del lector literario. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez.

Pina, M. (2007). Dito em voz alta. Entrevistas sobre literatura, isto é, sobre tudo. Coimbra: Pé de Página. 

Pires, M. (2005). Pontes e Fronteiras. Da literatura tradicional à literatura contemporânea,. Lisboa: Caminho.