Educação Literária
1
2017-2018
02025576
Área de Docência
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento da literatura de língua portuguesa e domínio das suas coordenadas linguísticas, estético-literárias e culturais.
Métodos de Ensino
Exposição e discussão de conteúdos históricos-literários e de conceitos teóricos; prática de leitura literária.
Realização coletiva de uma antologia de excertos literários e/ou obras de leitura integral a explorar em termos de educação literária.
Resultados de Aprendizagem
Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
- dominar os conceitos básicos tratados no programa;
- dominar a história da literatura juvenill em língua portuguesa;
- conhecer os clássicos da literatura universal recomendados no PNL
- adequar a seleção literária à educação de adultos;
- desenvolver estratégias que fomentem o gosto pela literatura.
Estágio(s)
NãoPrograma
Educação literária nos Programas de Português do Ensino Básico e do Ensino Secundário – recomendações e práticas.
Gosto pela literatura vs iliteracia estética.
Literatura juvenil e crossover fiction.
Androgogia e literatura.
Literatura de língua portuguesa e literatura universal.
Leitura crítica do PNL: critérios, faixas etárias.
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Albuquerque Figueiredo Simões
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Resolução de problemas: 40.0%
Bibliografia
Alcoforado, J. (2008). Competências, Cidadania e Profissionalidade: limites e desafios para a construção de um modelo português de educação e formação de adultos. Coimbra: FPCE.
Balça, A. & M. Pires (2013). Literatura infantil e juvenil. Formação de leitores. Santillana, - Rede Internacional de Universidades Leitoras.
Beckett, S. (2009). Crossover fiction : global and historical perspectives. New York ; London : Routledge.
Calvino, I. (1994). Porquê Ler os Clássicos. Lisboa: Teorema.
Cano Vela, A. & Valverde, C. (2003). Canon, Literatura infantil y juvenile y otras literaturas. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha.
Colomer, T. (1998). La formación del lector literario. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez.
Pina, M. (2007). Dito em voz alta. Entrevistas sobre literatura, isto é, sobre tudo. Coimbra: Pé de Página.
Pires, M. (2005). Pontes e Fronteiras. Da literatura tradicional à literatura contemporânea,. Lisboa: Caminho.