Didática da Língua e da Literatura Portuguesas II

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025565
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio (oral e escrito) da língua portuguesa e da sua gramática explícita.
Visão panorâmica da literatura portuguesa.
Conhecimento de conceitos fundamentais dos estudos literários.

Métodos de Ensino

As aulas funcionam com uma componente expositiva, outra de discussão de materiais diversos (bibliografia recomendada, documentos e materiais relevantes para o ensino-aprendizagem de português), e ainda uma componente eminentemente prática de conceção de atividades e recursos didáticos, de instrumentos de avaliação e de planificação do trabalho didático.

Resultados de Aprendizagem

Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
1. Ao nível das competências gerais:

- definir, com orientação, objetivos de investigação no âmbito do ensino do Português, transferíveis para contextos pedagógicos;
- analisar e interpretar textos de natureza científica e pedagógica;
- selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os objetivos do seu trabalho didático-pedagógico.
2. Ao nível das competências específicas:
- operacionalizar o conhecimento científico-didático necessário no contexto de ensino da língua e da literatura portuguesas; - dominar o processo de produção escrita e métodos eficazes para o seu ensino;
- compreender o papel do conhecimento explícito da língua na aprendizagem do Português, como conhecimento autónomo e no apoio ao desenvolvimento de outras competências;
- demonstrar competências de análise no âmbito da educação literária;
- conceber planificações didáticas de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina.

Estágio(s)

Não

Programa

O ensino da escrita
Perspetivas sobre o ensino da escrita: produto vs. processo
Processo de escrita e consciência metalinguística
A construção textual
Atividades de ensino-aprendizagem de escrita e instrumentos de avaliação
O ensino explícito da língua
Consciência linguística e consciência metalinguística
O conhecimento metalinguístico e o desempenho linguístico-comunicativo
Atividades de ensino-aprendizagem da gramática e instrumentos de avaliação
Literatura e educação
A formação do leitor na sociedade contemporânea
Orientações teóricas e alternativas metodológica
A perspetiva dialógica e interacional: ex práticos
A abordagem inferencial: ex práticos
O uso de multimeios na leitura literária: possibilidades para o trabalho pedagógico
Da sala de aula à biblioteca escolar: modos de articulação de práticas de leitura
Metas curriculares de Português
A problemática da planificação de sequências de ensino-aprendizagem
Modelos de planificação e sua estrutura
Ensaios práticos de planificação.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Isabel Pires Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de investigação: 40.0%

Bibliografia

Baptista, A. et al. (2011). O ensino da escrita. Lisboa: DGIDC.
Barbeiro, L. & Pereira, L. (2007). O ensino da escrita. Lisboa: DGIDC.
Bernardes, J. & Mateus, R. (2013). Literatura e ensino do Português. Lisboa: FFMS.
Ramos, A. (dir.), Formar leitores para ler o mundo. Lisboa: FCG. Carvalho, J. (2003). Escrita. Percursos de Investigação. Braga: UM.
Costa, J. et al. (2010). Conhecimento explícito da língua. Lisboa: DGIDC.
Gonçalves, F. et al. (2011). O conhecimento da língua. Lisboa: DGIDC.
Leite, S. (2013). “Repensar o ensino da literatura a propósito do Ensaio sobre a cegueira”, REL, 3.
Mello, C. (1998). O ensino da literatura e a problemática dos géneros literários. Coimbra: Almedina.
Mendoza Fillola, A. (1998). Conceptos clave en didatica de la lengua y la literatura. Barcelona: Horsori.
Silva, V. (2010). As humanidades, os estudos culturais, o ensino da literatura e a política de língua portuguesa. Coimbra: Almedina.
Cosson, R. (2006). Letramento literário. S. Paulo: Contexto.