Didática da Língua e da Literatura Portuguesas II
1
2017-2018
02025565
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio (oral e escrito) da língua portuguesa e da sua gramática explícita.
Visão panorâmica da literatura portuguesa.
Conhecimento de conceitos fundamentais dos estudos literários.
Métodos de Ensino
As aulas funcionam com uma componente expositiva, outra de discussão de materiais diversos (bibliografia recomendada, documentos e materiais relevantes para o ensino-aprendizagem de português), e ainda uma componente eminentemente prática de conceção de atividades e recursos didáticos, de instrumentos de avaliação e de planificação do trabalho didático.
Resultados de Aprendizagem
Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
1. Ao nível das competências gerais:
- definir, com orientação, objetivos de investigação no âmbito do ensino da língua e da literatura portuguesas;
- analisar e interpretar textos de natureza científica e pedagógica;
- selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os objetivos do seu trabalho.
2. Ao nível das competências específicas:
- operacionalizar o conhecimento científico-didático necessário no contexto de ensino da língua e da literatura portuguesas;
- dominar o processo de produção escrita e métodos eficazes para o seu ensino;
- compreender o papel do conhecimento explícito da língua na aprendizagem do Português, como conhecimento autónomo e no apoio ao desenvolvimento de outras competências;
- demonstrar competências de análise no âmbito da educação literária;
- conceber planificações didáticas de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O ensino da escrita.
1.1. Perspetivas sobre o ensino da escrita.
1.2. Processo de escrita e consciência metalinguística.
1.3. A construção textual.
1.4. Atividades de ensino-aprendizagem da escrita e instrumentos de avaliação.
2. O ensino explícito da língua.
2.1. Consciência linguística e consciência metalinguística.
2.2 O conhecimento metalinguístico e o desempenho linguístico-comunicativo.
2.3. Atividades de ensino-aprendizagem da gramática e instrumentos de avaliação.
3. Literatura e educação.
3.1. A formação do leitor na sociedade contemporânea.
3.2. Orientações teóricas e alternativas metodológicas.
3.3. Metas curriculares de Português.
4. A problemática da planificação de sequências de ensino-aprendizagem.
4.1. Modelos de planificação e sua estrutura.
4.2. Ensaios práticos de planificação.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Isabel Pires Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Bibliografia
Amor, E. (1993). Didáctica do Português. Fundamentos e Metodologia. Lisboa: Texto Editores.
Baptista, A., Viana, F. L. & Barbeiro, L. F. (2011). O ensino da escrita: dimensões gráfica e ortográfica. Lisboa: DGIDC.
Barbeiro, L. F. & Pereira, L. A (2007). O ensino da escrita: a dimensão textual. Lisboa: DGIDC.
Bernardes, J. A. C. (2005). Como abordar a literatura no Ensino Secundário. Outros caminhos. Porto: Areal.
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Duarte, I. (2011). O conhecimento da língua: desenvolver o conhecimento lexical. Lisboa: DGIDC.
Gonçalves, F., Guerreiro, P. & Freitas, M. J. (2011). O conhecimento da língua: percursos de desenvolvimento. Lisboa: DGIDC.
Lomas, C. (Org.) (2003). O valor das palavras. Porto: Asa.
Mello, C. (1998). O ensino da literatura e a problemática dos géneros literários. Coimbra: Almedina
Mendoza Fillola, (1998). Conceptos clave en didatica de la lengua y la literatura. Barcelona: Horsori.