Didática da Língua e da Literatura Portuguesas I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025559
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio (oral e escrito) da língua portuguesa e da sua gramática explícita. Domínio de conceitos básicos de análise literária Conhecimento panorâmico da literatura portuguesa.

Métodos de Ensino

As aulas funcionam com uma componente expositiva e outra de discussão de materiais diversos (bibliografia recomendada, documentos e materiais relevantes para o ensino-aprendizagem da língua e da literatura portuguesas. É também estimulada a conceção de atividades e recursos didáticos no âmbito de cada uma das competências.

Resultados de Aprendizagem

Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de: 1. Ao nível das competências gerais:

- definir, com orientação, objetivos de investigação no âmbito do ensino do Português, transferíveis para contextos pedagógicos; - analisar e interpretar textos de natureza científica e pedagógica; - selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os objetivos do seu trabalho didático-pedagógico. 2. Ao nível das competências específicas: - operacionalizar o conhecimento científico-didático necessário no contexto de ensino da língua e da literatura portuguesas; - ter uma visão crítica sobre os documentos reguladores da prática de ensino; - compreender os processos de desenvolvimento das competências que são objeto da disciplina de Português; - analisar e conceber atividades e recursos didáticos no âmbito das quatro competências; - demonstrar competências no âmbito de práticas da formação de leitores.

Estágio(s)

Não

Programa

1Princípios, linhas teóricas e implicações metodológ no ensino do Português 1.1 Teorias linguísticas e ensino da líng 1.1.1 Estudo dos usos linguísticos e o seu reflexo sobre a didática da líng 1.2Competência comunicativa e as suas componentes 1.3 Relações entre paradigmas didáticos e paradigmas literários:dos modelos formalistas aos modelos semiótico-comunicacionais 2Os programas de ensino e a sua execução 3 Comunicação oral: usos e modalidades 4Leitura 4.1A aprendizagem da leitura 4.2 Leituras não literárias e sua função didática 4.3 Leitura literária:conceções e orientações metodológicas 4.3.1 Leitura como produto e como processo 4.3.2 Efeitos estéticos do texto e a experiência do leitor 4.3.3 Leitor e leitura nos manuais escolares 4.3.4Práticas de intermedialidade no ensino da literatura 5Escrita 5.1Usos e modalidades da escrita 5.2 O processo da escrita: planificação, textualização e revisão 6 O ensino explícito da língua 6.1A gramática e o ensino da oralidade, leitura e escrita.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula dos Santos Duarte Arnaut

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 40.0%

Bibliografia

Arnaut, A. (2017). O ano da morte de Ricardo Reis de José Saramago. Lisboa: Edições Asa. Carvalho, J. (2003). Escrita. Percursos de Investigação. Braga: Universidade do Minho. Costa, J., et al. (2010). Conhecimento explícito da língua. Lisboa: DGIDC. Bernardes, J. (2005).Como abordar a literatura no Ensino Secundário. Outros caminhos. Porto: Areal. Bernardes, J. e Mateus, R. (2013). Literatura e ensino do português. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Cassany, D. et al. (2001). Enseñar lengua. Barcelona: Graó. Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: DGIDC. Lomas, C. (2003). O valor das palavras I. Falar, ler e escrever nas aulas. Porto: Ed. Asa. Mello, C. (1998). O ensino da literatura e a problemática dos géneros literários. Coimbra: Almedina. Raposo, E. et al. (2013). Gramática do Português. Lisboa: FCG. Sim-Sim, I. (2007). Ensino da leitura: a compreensão de textos. Lisboa: DGIDC.