Didática da Língua e da Literatura Portuguesas I
1
2019-2020
02025559
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio (oral e escrito) da língua portuguesa e da sua gramática explícita
Domínio de conceitos básicos de análise literária
Conhecimento panorâmico da literatura portuguesa
Métodos de Ensino
As aulas funcionam com uma componente expositiva e outra de discussão de materiais diversos (bibliografia recomendada, documentos e materiais relevantes para o ensino-aprendizagem da língua e da literatura portuguesas. É também estimulada a conceção de atividades e recursos didáticos no âmbito de cada uma das competências.
Resultados de Aprendizagem
Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
1. Ao nível das competências gerais:
- definir, com orientação, objetivos de investigação no âmbito do ensino do Português;
- analisar e interpretar textos de natureza científica e pedagógica;
- selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os objetivos do seu trabalho.
2. Ao nível das competências específicas:
- operacionalizar o conhecimento científico-didático necessário no contexto de ensino da língua e da literatura portuguesas;
- ter uma visão crítica sobre os documentos reguladores da prática de ensino;
- compreender os processos de desenvolvimento das competências que são objeto da disciplina de Português;
- conceber atividades e recursos didáticos no âmbito das quatro competências;
- demonstrar competências no âmbito de práticas da formação de leitores.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Princípios, conceitos, linhas teóricas e implicações metodológicas do ensino do Português
2. A didática da literatura no ensino do Português
2.1. Articulações teóricas e implicações metodológicas
3. Os programas de ensino e a sua execução
4. Competência linguística, competência comunicativa e prática pedagógica
5. Comunicação oral (compreensão e produção): usos e modalidades
6. Leitura
6.1. A aprendizagem da leitura (decifração)
6.2. As diversas modalidades de leitura não literária e sua função didática
6.3. A leitura literária
6.3.1. Quadro conceptual, modelos teóricos e procedimentos metodológicos
6.3.2. Leitor e leitura nos manuais escolares
6.3.3. Práticas de intermedialidade no ensino da literatura
7. Escrita
7.1. Usos e modalidades da escrita
7.2. O “processo” da escrita: planificação, textualização e revisão
8. O ensino explícito da língua
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula dos Santos Duarte Arnaut
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Bibliografia
Amor, E. (1993). Didáctica do Português. Fundamentos e Metodologia. Lisboa: Texto Editores
Barbeiro, L. F. (1999). Os alunos e a expressão escrita. Consciência metalinguística e expressão escrita. Lisboa: FCT/FCG
Bernardes, J. A. C. (2005). Como abordar a literatura no Ensino Secundário. Outros caminhos. Porto: Areal
Cassany, D., Luna, M, & Danz, G. (2001). Enseñar lengua. Barcelona: Graó
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta
Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: DGIDC
Lomas, C. (1999). Como enseñar a hacer cosas con las palabras. Teoría y práctica de la educación linguística. Barcelona, Paidós
Mello, C. (1998). O ensino da literatura e a problemática dos géneros literários. Coimbra: Almedina
Reis, C. (1990). Didáctica da Literatura. In C. Reis & J. V. Adragão, Didáctica do Português, Lisboa: U. Aberta
Sim-Sim, I. (2007). Ensino da leitura: a compreensão de textos. Lisboa: DGIDC