Didática da Língua e da Literatura Portuguesas I

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02025559
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio (oral e escrito) da língua portuguesa e da sua gramática explícita

Domínio de conceitos básicos de análise literária

Conhecimento panorâmico da literatura portuguesa

Métodos de Ensino

As aulas funcionam com uma componente expositiva e outra de discussão de materiais diversos (bibliografia recomendada, documentos e materiais relevantes para o ensino-aprendizagem da língua e da literatura portuguesas. É também estimulada a conceção de atividades e recursos didáticos no âmbito de cada uma das competências.

Resultados de Aprendizagem

Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:

1. Ao nível das competências gerais:

- definir, com orientação, objetivos de investigação no âmbito do ensino do Português;

- analisar e interpretar textos de natureza científica e pedagógica;

- selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os objetivos do seu trabalho.


2. Ao nível das competências específicas:

- operacionalizar o conhecimento científico-didático necessário no contexto de ensino da língua e da literatura portuguesas;

- ter uma visão crítica sobre os documentos reguladores da prática de ensino;

- compreender os processos de desenvolvimento das competências que são objeto da disciplina de Português;

- conceber atividades e recursos didáticos no âmbito das quatro competências;

- demonstrar competências no âmbito de práticas da formação de leitores.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Princípios, conceitos, linhas teóricas e implicações metodológicas do ensino do Português


2. A didática da literatura no ensino do Português

2.1. Articulações teóricas e implicações metodológicas


3. Os programas de ensino e a sua execução

4. Competência linguística, competência comunicativa e prática pedagógica 

5. Comunicação oral (compreensão e produção): usos e modalidades 


6. Leitura

6.1. A aprendizagem da leitura (decifração)

6.2. As diversas modalidades de leitura não literária e sua função didática

6.3. A leitura literária

6.3.1. Quadro conceptual, modelos teóricos e procedimentos metodológicos

6.3.2. Leitor e leitura nos manuais escolares

6.3.3. Práticas de intermedialidade no ensino da literatura


7. Escrita

7.1. Usos e modalidades da escrita

7.2. O “processo” da escrita: planificação, textualização e revisão


8. O ensino explícito da língua

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula dos Santos Duarte Arnaut

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de investigação: 40.0%

Bibliografia

Amor, E. (1993). Didáctica do Português. Fundamentos e Metodologia. Lisboa: Texto Editores

Barbeiro, L. F. (1999). Os alunos e a expressão escrita. Consciência metalinguística e expressão escrita. Lisboa: FCT/FCG

Bernardes, J. A. C. (2005). Como abordar a literatura no Ensino Secundário. Outros caminhos. Porto: Areal

Cassany, D., Luna, M, & Danz, G. (2001). Enseñar lengua. Barcelona: Graó

Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta

Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: DGIDC

Lomas, C. (1999). Como enseñar a hacer cosas con las palabras. Teoría y práctica de la educación linguística. Barcelona, Paidós

Mello, C. (1998). O ensino da literatura e a problemática dos géneros literários. Coimbra: Almedina

Reis, C. (1990). Didáctica da Literatura. In C. Reis & J. V. Adragão, Didáctica do Português, Lisboa: U. Aberta

Sim-Sim, I. (2007). Ensino da leitura: a compreensão de textos. Lisboa: DGIDC