Seminário de Francês

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02025541
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso.

Métodos de Ensino

Os/As estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira (que dará feedback em relação ao trabalho entregue, desde que tal seja feito em tempo útil, como recomendado) e seguidas de um comentário por parte dos estudantes e da docente.
A orientação por parte da docente decorre, pois, tanto na fase anterior às apresentações como na fase da discussão, e ainda em períodos destinados a esse efeito no âmbito do seminário, tal como durante a preparação do trabalho de síntese final.

Resultados de Aprendizagem

Os/as estudantes devem:

1.aprofundar conhecimentos na área da docência e da didática específica do Francês, sobretudo no âmbito do tema didático-pedagógico escolhido para a sua investigação
2.adquirir e aplicar métodos e instrumentos de trabalho indispensáveis à sua investigação e à produção do relatório final
3.pesquisar bibliografia adequada (privilegiando fontes de língua francesa) e extrair informação relevante para o seu tema
4.aplicar criticamente o conhecimento obtido a partir da pesquisa bibliográfica, articulá-lo com conhecimentos prévios e com a experiência do Estágio e apresentar possibilidades de aplicação na prática docente
5.avaliar a adequação das propostas apresentadas ao contexto do Estágio e refletir sobre os resultados obtidos, de modo a aperfeiçoar a sua prática
6.reconhecer a importância de desenvolver a sua competência docente através da pesquisa sobre aspetos específicos da prática letiva
7.apresentar a sua investig de modo coerente e metodologicamente correto

Estágio(s)

Não

Programa

1. Apresentação e discussão de tópicos relacionados com os temas didático-pedagógicos escolhidos pelos estudantes para a sua investigação:
a) ponto da situação sobre o trabalho realizado até ao início do 2.º semestre;
b) síntese de fontes bibliográficas e reflexão crítica sobre a sua relevância para o tema escolhido e para a prática pedagógica, tendo em conta conhecimentos anteriores e a experiência do estágio;
c) apresentação de propostas de aplicação prática em aula relativas ao tema escolhido, avaliação da sua adequação ao contexto de estágio e apreciação dos resultados obtidos;
2. Orientação específica dos estudantes sobre:
a) os tópicos das apresentações referidas em 1., com apreciação do trabalho desenvolvido e de planos para o seu prosseguimento;
b) a organização do relatório, com vista a uma exposição coerente e metodologicamente correta, ao equilíbrio das diferentes secções e à necessária articulação entre informação teórica e descrição e avaliação de exemplos práticos.

Docente(s) responsável(eis)

João da Costa Domingues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas sessões: 10.0%
Apresentações orais com apresentação prévia de suporte escrito: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Bibliografia geral/General References:
Aa. Vv. (2020). Enseigner ça s’apprend, Paris, édition Retz, col. Mythes et réalités.
Gaetan, G. (2011). Coaching scolaire (Augmenter le potentiel des élèves en difficulté). Bruxelles: Editions De Boeck.
Guide, B. (2005). Enseigner le FLE. Pratiques de classe. Paris: Belin.
La Garanderie, A. (1994). Réussir ça s'apprend. Un guide pour tous les parents. Paris: Éditions Bayard Jeunesse.
La Garanderie, A. (2004, 2013). Plaisir de connaître. Bonheur d'être. Une pédagogie de l'accompagnement. Lyon:
Chronique sociale.
Michel, J. (2010). Les 7 profils d’apprentissage. Paris: Eyrolles Éditions.

Saint-Onge, M. (1993). Moi j’enseigne, mais eux apprennent-ils? Coll. Agora. Montreal: Beauchemin.
Salen, K. e Zimmerman, E. (2004). Rules of Play. Cambridge, Mass.: The MIT Press.
Scrivener, J. (2011). Learning Teaching, 3rd ed. Oxford: Macmillan.
Tornero, Y. (2009). Las Actividades Lúdicas en Clase de E/LE. Cap.1. Madrid: Edinumen.
A bibliografia específica dependerá dos temas de relatório escolhidos pelos/as estudantes.
More detailed references will be provided depending on the specific research topics chosen by the students.