Seminário de Francês
2
2019-2020
02025541
Didáticas Específicas
Português
Francês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso.
Métodos de Ensino
Os/As estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira e seguidas de um comentário por parte dos/as discentes e da docente.
As (eventuais) sessões dedicadas a temas complementares consistirão em exposição por parte da docente e comentário de exemplos ou pequenos exercícios por parte dos/as alunos/as.
Resultados de Aprendizagem
O seminário tem como objetivo principal apoiar a elaboração do relatório final do mestrado, com incidência sobre a componente temática e a reflexão sobre prática pedagógica. Assim, pretende-se que os/as alunos/as
– dominem um conjunto considerável de fontes sobre o tema escolhido, que será sempre de natureza científico-didática; privilegiando fontes de língua francesa, a fim de extraírem informação pertinente para a sua prática pedagógica e para integração no relatório;
– sejam capazes de desenvolver, na elaboração do relatório, uma argumentação coerente, fundamentada em princípios pedagógico-didáticos e exemplos práticos e devidamente documentada.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os tópicos a abordar correspondem aos temas escolhidos pelos/as estudantes/as para o seu relatório final, cuja discussão levará, em geral, ao estabelecimento de ligações com temas lecionados diciplina de Didática do Francês, possibilitando o aprofundamento e enriquecimento da matéria dada através da relação com a prática pedagógica. Os temas dos relatórios poderão ser complementados pelo tratamento de outras questões relevantes no âmbito da didática do Francês como Língua Estrangeira.
Docente(s) responsável(eis)
João da Costa Domingues
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 50.0%
Assiduidade e participação ativa nas sessões semanais com reflexões preparadas com prévia investigação individual: 50.0%
Bibliografia
Gaetan, G. (2011). Coaching scolaire (Augmenter le potentiel des élèves en difficulté). Bruxelles: Editions De Boeck.
Guide, B. (2005). Enseigner le FLE. Pratiques de classe. Paris: Belin.
La Garanderie, A. (1994). Réussir ça s'apprend. Un guide pour tous les parents. Paris: Éditions Bayard Jeunesse.
La Garanderie, A. (2004, 2013). Plaisir de connaître. Bonheur d'être. Une pédagogie de l'accompagnement. Lyon: Chronique sociale.
Michel, J. (2010). Les 7 profils d’apprentissage. Paris: Eyrolles Éditions.
Saint-Onge, M. (1993). Moi j’enseigne, mais eux apprennent-ils? Coll. Agora. Montreal: Beauchemin.
Salen, K. e Zimmerman, E. (2004). Rules of Play. Cambridge, Mass.: The MIT Press.
Scrivener, J. (2011). Learning Teaching, 3rd ed. Oxford: Macmillan.
Tornero, Y. (2009). Las Actividades Lúdicas en Clase de E/LE. Cap.1. Madrid: Edinumen.