Seminário de Francês

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
02025541
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação nas disciplinas do 1.º ano do curso.

Métodos de Ensino

Os/As estudantes farão apresentações orais sobre os textos lidos, relacionando-os com a sua experiência letiva. Essas apresentações são precedidas da entrega de um suporte escrito à docente da cadeira e seguidas de um comentário por parte dos/as discentes e da docente.

As (eventuais) sessões dedicadas a temas complementares consistirão em exposição por parte da docente e comentário de exemplos ou pequenos exercícios por parte dos/as alunos/as.

Resultados de Aprendizagem

O seminário tem como objetivo principal apoiar a elaboração do relatório final do mestrado, com incidência sobre a componente temática e a reflexão sobre prática pedagógica. Assim, pretende-se que os/as alunos/as

– dominem um conjunto considerável de fontes sobre o tema escolhido, que será sempre de natureza científico-didática; privilegiando fontes de língua francesa, a fim de extraírem informação pertinente para a sua prática pedagógica e para integração no relatório;

– sejam capazes de desenvolver, na elaboração do relatório, uma argumentação coerente, fundamentada em princípios pedagógico-didáticos  e exemplos práticos e devidamente documentada.

Estágio(s)

Não

Programa

Os tópicos a abordar correspondem aos temas escolhidos pelos/as estudantes/as para o seu relatório final, cuja discussão levará, em geral, ao estabelecimento de ligações com temas lecionados diciplina de Didática do Francês, possibilitando o aprofundamento e enriquecimento da matéria dada através da relação com a prática pedagógica. Os temas dos relatórios  poderão ser complementados pelo tratamento de outras questões relevantes no âmbito da didática do Francês como Língua Estrangeira.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Assiduidade e participação ativa nas sessões semanais com reflexões preparadas com prévia investigação individual: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Gaetan, G. (2011). Coaching scolaire (Augmenter le potentiel des élèves en difficulté). Bruxelles: Editions De Boeck.

Guide, B. (2005). Enseigner le FLE. Pratiques de classe. Paris: Belin.

La Garanderie, A. (1994). Réussir ça s'apprend. Un guide pour tous les parents. Paris: Éditions Bayard Jeunesse.

La Garanderie, A. (2004, 2013). Plaisir de connaître. Bonheur d'être. Une pédagogie de l'accompagnement. Lyon: Chronique sociale.

Michel, J. (2010). Les 7 profils d’apprentissage. Paris: Eyrolles Éditions.

Saint-Onge, M. (1993). Moi j’enseigne, mais eux apprennent-ils? Coll. Agora. Montreal: Beauchemin.

Salen, K. e Zimmerman, E. (2004). Rules of Play. Cambridge, Mass.: The MIT Press.

Scrivener, J. (2011). Learning Teaching, 3rd ed. Oxford: Macmillan.

Tornero, Y. (2009). Las Actividades Lúdicas en Clase de E/LE. Cap.1. Madrid: Edinumen.